VOLTAR

O valor da biodiversidade dentro das políticas públicas

MMA - http://www.mma.gov.br
30 de mai de 2011

Em junho de 2012, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), na cidade do Rio de Janeiro, será apresentado o relatório preliminar do The Economics of Ecosystems & Biodiversity (TEEB- sigla em inglês). Também está previsto o lançamento destes resultados na 11ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica a ser realizada em outubro de 2012, em Nova Déli, na Índia.

A Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade (TEBB) é um estudo global, iniciado em 2007 pelo G8 (Grupo constituído pelos oito países mais ricos do mundo) e pelas cinco maiores economias em desenvolvimento. A proposta é promover uma melhor compreensão do real valor econômico fornecido pelos serviços ecossistêmicos e disponibilizar ferramentas econômicas que levem tais valores em consideração.

O TEEB Brasil é uma iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Conservação Internacional do Brasil. De acordo com o secretário de Biodiversidade e Floresta do MMA, Bráulio Dias, o projeto TEEB Brasil tem como objetivo conduzir estudos-piloto no âmbito nacional e estadual, avaliando impactos sociais e econômicos da perda da biodiversidade e degradação dos ecossistemas, bem como as respostas da sociedade (setor público, empresarial e sociedade civil).

"O que se espera do estudo e uma maior eficiência e coerência na gestão dos recursos naturais do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento local e regional", explicou o secretário. Os estudos no Brasil terão a participação do Ministério da Fazenda, para que seus resultados possam mudar a elaboração das políticas públicas e as práticas com relação à biodiversidade.

O grupo responsável pela elaboração dos estudo no Brasil se reuniu nesta segunda-feira (30/05) para discutir a metodologia a ser aplicada na elaboração do trabalho. Durante a reunião, ouviram um relatório do assessor especial do Pnuma em Economia Verde, Pavan Sukhdev, sobre as atividades do TEEB em todo o mundo.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6716

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.