VOLTAR

O Senado e a maratona da soja

OESP, Economia, p.B2
Autor: MING, Celso
31 de Ago de 2004

Senado vota hoje a lei da mata atlântica
Rosa Costa
O Senado vota hoje, em regime de urgência, o projeto de lei sobre recuperação, preservação e uso sustentável da mata atlântica. O texto ficou parado 11 anos na Câmara, onde foi aprovado na quarta-feira da semana passada graças ao acordo fechado pelos líderes de todos os partidos.
No Senado, além do requerimento de urgência apresentado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), houve empenho do presidente da Casa, José Sarney (AP), em atender o pedido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para votar a proposta ainda este ano. A senadora Roseana Sarney foi designada relatora do projeto.
Após conversar com Sarney, Marina disse que lembrou a ele o quanto esse projeto é importante para a política ambiental do País, porque vai preservar o que resta da mata atlântica. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobrou apenas 7,3% da mata à época do Descobrimento.
Coordenador do grupo que fechou o acordo para aprovar a matéria na Câmara, o deputado Luciano Zica (PT-SP) disse que a destruição das florestas nos 11 anos em que o projeto ficou engavetado equivale à área de um campo de futebol a cada quatro minutos.
O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que se encontrou com a ministra quando ela deixava o Senado, previu que o projeto deve ser aprovado sem dificuldades. Marina disse que isso vai estimular o surgimento de outros projeto, além dos que estão em andamento, de recuperação da mata.

OESP, 12/12/2003, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.