VOLTAR

O que você pode fazer para ajudar a Amazônia

GauchaZH - https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia
23 de ago de 2019

O que você pode fazer para ajudar a Amazônia
Organizações de todo o planeta estão mobilizadas em razão dos incêndios na região, mas você sabe como ajudar individualmente?

Ainda que a floresta amazônica pareça um lugar distante para muitas pessoas, os focos de incêndio na região preocupam, e muito. Líderes de países como França e Alemanha acenderam o alerta para o problema que cresce a cada dia e o tema cresce a cada dia mais nas redes sociais.

Mesmo a distância, diversas nações têm divulgado o que pode ser feito pelos cidadãos comuns para ajudar a região brasileira.

Uma das sugestões feitas por diversas organizações é a redução do consumo de carne vermelha. De acordo com o People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), a pecuária requer muita terra, alimento, energia e água. O movimento Meat Free Monday (Segunda-feira sem Carne, em tradução livre), criado por Paul, Mary e Stella McCartney em 2009, encoraja as pessoas a eliminarem a carne do cardápio em um único dia da semana para reduzir o impacto da sua produção ao ambiente.

A população também pode se engajar em campanhas de suporte à região e buscar representantes que defendam a causa. Fazer doações a organizações não governamentais (ONGs) como WWF, Greenpeace, Amazon Watch e Instituto Socioambiental também são opções.

Outras medidas, já realizadas pela WWF-Brasil, ONG que trabalha no combate à degradação ambiental, são incentivo à criação, consolidação e ampliação de unidades de conservação; promoção do uso responsável dos recursos naturais e do manejo sustentável.

A WWF internacional também indica:
1 - Mostre sua indignação

A ONG indica que a população converse e dissemine as informações sobre os incêndios nas redes sociais. De acordo com a organização, quanto mais vozes, mais alto será o pedido urgente de ação.

2 - Faça doações
A WWF indica que seja dado suporte às comunidades mais afetadas pelo fogo. Além disso, a ONG pede que se cobre leis mais duras no país em relação a essa questão.

3 - Assine petições
Uma petição pede que o tema seja um dos primeiros a ser discutido no G7 e em todas as agendas globais após o encontro.

4 - Eduque-se
A ONG pede atenção ao que comemos para que o alimento não custe a vida do planeta.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2019/08/o-que-voce-pod…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.