VOLTAR

O Projeto Sao Francisco

GM, Opiniao, p.A3
Autor: PARENTE, Jorge
03 de Jan de 2005

O Projeto São Francisco
Os aspectos benéficos da "transposição" do Velho Chico. O Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste, que objetiva abastecer de água 12 milhões de habitantes do semi-árido do Nordeste, vem sendo apoiado ou criticado por diversas vozes. Seus opositores usam argumentos insustentáveis a fim de descaracterizar os aspectos benéficos da vulgarmente chamada "transposição" do Velho Chico. Seus entusiastas vêem na iniciativa a saída possível para a-menizar as condições de vida subumanas de uma população que tem o direito básico de acesso à água potável - e a melhores condições de vida - negado durante séculos. O empreendimento é viável por inúmeras razões, entre as quais enumero quatro: o volume de água ser retirado é mínimo; o valor dos investimentos é inferior ao montante despendido pelo governo federal com ação assistencialista quando ocorre uma seca; o projeto disponibilizará água para um terço da população do Nordeste, beneficiando diretamente 12 milhões de pessoas; haverá a implementação de novos negócios na região a partir da garantia do suprimento de água para o desenvolvimento, com geração de empregos no interior. Por esses motivos, nós, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), vamos liderar uma cruzada em defesa do Projeto São Francisco. Nosso objetivo é iniciar um trabalho de mobilização das federações de indústrias dos estados do Nordeste, bem como das bancadas parlamentares da região na Câmara dos Deputados e no Senado em apoio ao Projeto São Francisco. Contataremos as federações de indústria de outros estados do Nordeste esclarecendo a importância de que estas se engajem na luta em favor dessa obra, que é fundamental para reduzir a vulnerabilidade do semi-árido às secas. Nossa mobilização vai se concentrar inicialmente junto aos empresários e representantes políticos dos quatro estados - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco - que deverão ser beneficiados pela captação de águas do Rio São Francisco. Num segundo momento, esse esforço chegará às federações de indústrias e aos parlamentares dos demais estados nordestinos, além de Minas Gerais. Precisamos explicar aos nossos colegas empresários e também aos parlamentares de cada estado, mesmo daqueles que são contrários à obra, a importância da integração de bacias para o desenvolvimento do semi-árido. A obra é importante não somente para o Ceará. Receberão seus benefícios todos os demais estados receptores e, sobretudo, uma parcela da população brasileira condenada ao perene flagelo das secas. Além desses fatos, estudos técnicos já comprovam que os demais estados banhados pelo São Francisco em nada sairão prejudicados. Quando conhecerem o projeto, os presidentes das federações não vão negar seu apoio a uma obra tão fundamental para milhões de nordestinos. Vamos unir forças para defender o Projeto São Francisco.
kicker: Essa obra será fundamental para reduzir a vulnerabilidade do semi-árido às secas
Jorge Parente - Empresário, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI).)

GM, 03/01/2005, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.