VOLTAR

O primeiro aniversário da morte do médico que queria ser índio

A Voz Da Terra - Assis, SP
13 de Dez de 1983

A Voz da Terra faz uma reportagem homenageando Rubens Belluzo Brando, médico que faleceu há um ano em um acidente aéreo quando participava de uma campanha de vacinação aos Yanomami em Roraima.
Ele foi um dos fundadores da comissão Pró Índio de São Paulo, Trabalhou no Xingu, e com os povos Xavante e Yanomami, dedicando-se a saúde indígena e elaboração de relatórios que denunciaram a questão da saúde indígena no contexto de contato. Tais documentos contribuíram para a a realização de campanhas de vacinação e a luta pela demarcação de Terras Indígenas.

A reportagem traz uma pequena bibliografia do médico e trechos de cartas enviados á parentes e amigos quando esteve trabalhando em território indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.