VOLTAR

"O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros"

A Voz do Cidadão - http://avozdocidadao.com.br
08 de Mai de 2015

"O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros"

O Instituto Hercule Florence, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, o LEER-USP, a Biblioteca Brasileira Guita e José Mindlin/PRCEU-USP e o Instituto Socioambiental organizam a exposição "O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros".

A exposição reconstrói a trajetória de diversos grupos indígenas a partir dos registros de Hercule Florence (1804-1879), artista e cientista de origem franco-monegasca que percorreu o interior do Brasil integrando a Expedição Langsdorff (1825-1829), missão científica que realizou monumental levantamento de dados geográficos e etnográficos no país no século XIX.

Um registro histórico e social de várias etnias indígenas (Apiaká, Munduruku, Bororo, Guaikuru/Kadiwéu), Kayapó do Sul/Panará, Coroado/Kaingang, Xavante paulista, Guaná e Guató) é apresentado a partir de desenhos e textos de Hercule Florence, alguns dos quais reproduzidos da versão final de seu manuscrito inédito L'ami des arts livré à lui-même (1837-1859).

A exposição conta também com objetos do MAE-USP, fotografias do Instituto Socioambiental, Museu do Índio e LISA-USP, obras da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, vídeos e mídias digitais que documentam as dinâmicas destes grupos indígenas e mostram sua situação atual.

Local:
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo - Sala Multiuso
Quando: de 6 de maio a 30 de junho de 2015
Horário: segunda a sexta, das 8h30 às 18h30
Entrada gratuita (325)
Categoria:
Agenda da Cidadania, Artes / Exposição
Tags:
Exposição

http://avozdocidadao.com.br/agentesdecidadania/artes-exposicao-2/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.