VOLTAR

O mundo de olho na Amazônia: Ameaças e oportunidades para o Brasil

Plurare - https://www.plurale.com.br/site/agenda-detalhes.
22 de Abr de 2021

O mundo de olho na Amazônia: Ameaças e oportunidades para o Brasil

Data: 22 de abril

A Amazônia, um dos grandes sumidouros de gases de efeito estufa do mundo, além de uma das maiores reservas de biodiversidade, está no centro da política global sobre a mudança climática. Com o presidente Joe Biden, o tema se tornou prioritário para os Estados Unidos, como já era para a Europa. Parâmetros socioambientais pesam cada vez mais nas decisões de empresas e investidores.
Na Cúpula dos Líderes Mundiais sobre Clima, marcada para 22 e 23 de abril, o Brasil está chamado a apresentar "um comprometimento claro para acabar com o desmatamento ilegal, com resultados imediatos", segundo o Departamento de Estado. "Não vamos esperar mais 5 ou 10 anos", completou um alto diplomata americano em declaração à imprensa, não desmentida pelo governo dos EUA.
O país está mal na foto da política global do clima, devido à expansão do desmatamento e das atividades ilegais na Amazônia. O que é possível e necessário fazer para mudar não apenas essa percepção, mas a realidade que ela expressa e os riscos que acarreta para o Brasil?
Esta é a pergunta colocada para militares, ambientalistas, empresários, políticos e cientistas que farão parte deste debate. Mais que respostas prontas, o que se busca, pelo diálogo, é a construção do consenso suficiente para mudar o destino de uma região que, compreendendo mais da metade do nosso território e abrigando quase 30 milhões de brasileiros, coloca o Brasil no centro de um dos principais tabuleiros da vida internacional do século 21.

ABERTURA
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Sociólogo, professor e pesquisador, foi presidente da República Federativa do Brasil de 1995 a 2003. Ex-senador e ex-ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, atualmente preside a Fundação FHC.

RAUL JUNGMANN
Presidente do IREE Soberania e Clima (ISC). Foi ministro da Defesa, ministro da Segurança Pública e ministro da Reforma Agrária, tendo sido por três mandatos Deputado Federal. Presidiu o INCRA e o IBAMA.

PAINEL I
ADRIANA RAMOS
Coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), foi representante das ONGs no Comitê Orientador do Fundo Amazônia.

PEDRO PASSOS
Copresidente do Conselho de Administração da Natura & Co, é membro da Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI. Presidiu a Fundação SOS Mata Atlântica.

SERGIO ETCHEGOYEN
Presidente do Conselho do IREE Soberania e Clima (ISC) e general de Exército da Reserva. Ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, tendo ocupado anteriormente a chefia do Estado Maior do Exército.

FLÁVIO DINO
Governador do Estado do Maranhão, é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Ex-juiz federal, presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e foi secretário geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ex-deputado federal (2007-11).

PAINEL II
BETO VERÍSSIMO
Cofundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), é diretor de Programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e um dos coordenadores do Projeto Amazônia 2030. Engenheiro agrônomo pós-graduado em Ecologia Florestal, é pesquisador visitante da Universidade Princeton (EUA).

DENIS MINEV
Diretor presidente das Lojas Bemol, foi secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas e um dos fundadores da Fundação Amazônia Sustentável e da Plataforma Parceiros Pela Amazônia.

RACHEL BIDERMAN
Advogada, é vice-presidente para as Américas da Conservation International e cofacilitadora da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura. Mestre em Ciência Ambiental e em Direito Internacional, é doutora em Gestão Pública e Governo.

RAUL JUNGMANN
Presidente do IREE Soberania e Clima (ISC). Foi ministro da Defesa, ministro da Segurança Pública e ministro da Reforma Agrária, tendo sido por três mandatos Deputado Federal. Presidiu o INCRA e o IBAMA.

MEDIAÇÃO
MARCELO FURTADO
Ambientalista

SERGIO FAUSTO
Diretor da Fundação Fernando Henrique Cardoso.

https://www.plurale.com.br/site/agenda-detalhes.php?cod=4455

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.