VOLTAR

O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Comissão Nacional da Verdade um relatório com fatos narrados por lideranças dos povos indígenas Tenharim e Jiahui de grave violação aos direitos humanos na década de 70 à população das duas etnias, durante

MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br
29 de Abr de 2013

Os fatos teriam ocorrido durante a construção da rodovia Transamazônica, no período da ditadura militar

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) instaurou inquérito civil público para apurar a responsabilidade do Estado Brasileiro por possíveis violações de direitos humanos cometidas contra os povos indígenas Tenharim e Jiahui, durante a construção da Rodovia Transamazônica (BR-230), no período da ditadura militar.

Em reunião realizada no início deste mês com o MPF/AM, representantes dos povos indígenas trouxeram demandas ao procurador da República Julio José Araujo Junior referentes a graves violações de direitos humanos contra os dois povos indígenas. Durante o encontro, o líder indígena Nilcélio Jiahui relatou a redução na população da etnia ocasionada pela construção da estrada, na década de 1970. Segundo ele, mais de 900 pessoas morreram, muitas por conta de doenças.

Atualmente, a etnia Tenharim reúne cerca de 1,2 mil pessoas, divididas em 70 famílias. Já os Jiahui são um grupo menor, com 18 famílias que totalizam 84 índios. Ambos os povos habitam a Terra Indígena Tenharim-Marmelos, localizada no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

Na portaria de instauração do inquérito civil público, assinada na última quinta-feira, 25 de abril, o MPF/AM considera que crimes de violação dos direitos humanos não são passíveis de prescrição e podem ser apurados a qualquer tempo, conforme previsto pela Convenção Internacional sobre a Imprescritibilidade dos Crimes de Guerra e dos Crimes Contra a Humanidade e pela Convenção Interamericana sobre Desaparecimento Forçado.

O prazo para conclusão do inquérito civil público é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.