VOLTAR

O garimpo é promotor de fome, com Luísa Molina

Le Monde Diplomatique Brasil - https://diplomatique.org.br/guilhotina
Autor: MOLINA, Luísa
13 de Jul de 2023

O garimpo é promotor de fome, Luísa Molina

Neste episódio, recebemos a antropóloga Luísa Molina, que dedicou os últimos quatro anos a entender o avanço do garimpo em terras indígenas na Amazônia e os seus impactos. Ela organizou duas publicações, junto a diversos especialistas sobre esse tema: 'O cerco do ouro: garimpo ilegal, destruição e luta em terras Munduruku', de 2021; e 'Terra rasgada: como avança o garimpo na Amazônia brasileira', de 2023. É sobre esse estudo que vamos conversar com ela hoje.

Luísa é formada na Universidade de Brasília (UnB), onde cursa doutorado e pesquisa os sentidos da destruição da terra para o povo indígena Munduruku, do sudoeste do Pará. Atualmente, coordena o componente de Proteção e Direitos Territoriais do Programa Xingu, do Instituto Socioambiental.

FICHA TÉCNICA
O "Guilhotina" é o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, com produção da
. Apresentação e produção: Bianca Pyl e Luís Brasilino. Edição: Beatriz Pasqualino.

https://diplomatique.org.br/guilhotina/guilhotina-203-luisa-molina/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.