VOLTAR

O drama Yanomami: 'Até eu peço ajuda pro garimpeiro'

O Globo - https://oglobo.globo.com/podcast/
25 de Nov de 2021

O drama Yanomami: 'Até eu peço ajuda pro garimpeiro'
Junior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, relata o descaso oficial com o surto de malária na maior Terra Indígena do Brasill. E conta como os exploradores de ouro acabam suprindo demandas por remédios e serviços

O Globo
25/11/2021 - 04:00

A exploração ilegal de ouro e de outros minerais é um problema que se perpetua por mais de quatro décadas na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Nos últimos anos, a situação se agravou com o estímulo à presença de garimpeiros nessa região. A atividade criminosa acaba com a vida dos rios que abastecem 370 aldeias da maior reserva indígena do país. Ocorre que o avanço das ações ilícitas coincide com um surto de malária e com o descaso das autoridades de saúde. Nos últimos dois anos, foram registrados 44 mil casos da doença nas comunidades. A malária e também a subnutrição fazem das crianças as principais vítimas. E, nesse contexto, na ausência de suporte estatal, a relação cada vez mais estreita entre indígenas e garimpeiros transforma o invasor em um aliado eventual.

A reportagem do GLOBO obteve o relato de um entre tantos garimpeiros que, de tão próximos às comunidades, acabam suprindo parte das graves deficiências de atendimento médico dentro da reserva. O governo garante que investe e dá suporte, mas a própria Funai reconhece que desde março de 2020, no começo da pandemia, a entrada de médicos e profissionais de saúde da Fiocruz está proibida. O Ministério da Saúde diz que nesse período realizou 16 missões para atender as aldeias. Mas os indígenas relatam um cenário de abandono, no qual faltam remédios, inclusive cloroquina, alimentos e água potável. No Ao Ponto desta quinta-feira, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana, Junior Hekurari, relata a dimensão dos estragos causados pelo surto de malária sem a devida assistência das autoridades de saúde. E conta de que forma até os garimpeiros acabam por auxiliar a suprir parte das necessidades por medicamentos, alimentos e serviços.

https://oglobo.globo.com/podcast/o-drama-yanomami-ate-eu-peco-ajuda-pro…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.