VOLTAR

O dia é dela: Terra

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Sandra Tavares
22 de Abr de 2015

Elas nascem de um ato do homem. No Brasil de um decreto de criação ou via projeto de lei do Poder Legislativo. Assim surgem das Unidades de Conservação. Mas o que seria delas - juntas hoje somam mais de 76 milhões de hectares - sem uma mãe, de cujas entranhas vivem e da qual verdadeiramente se nutrem.

E como chegamos a esta data - 22 de abril? Um senador norte-americano chamado Gaylord Nelson a criou em 1970. A finalidade era conscientizar sobre a necessidade de se proteger a Terra. Em 2009 a data foi reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidades (ONU) e recebeu um novo nome - Dia Internacional da Mãe Terra.

Impossível pensar a conservação da biodiversidade e a gestão de áreas protegidas sem pensar nessa 'mãe' que alimenta seus filhos com tamanha entrega, afinal é a vida de ambos - da mãe Terra e dos filhos (UCs) - que está em jogo. E nesse contexto de pressões e ameaças constantes, as Unidades de Conservação tem papel decisivo, seja na manutenção do clima seja na conservação da biodiversidade.

E sim, sabemos. A Terra está padecendo de males, os mais diversos. Como já narrou o documentário Home (Casa), versão animada do livro 'A Terra Vista de Cima', do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, lançado em 2009, é urgente a necessidade de mudança em nossa rota - por parte de todos: seres humanos e nações. Filmar a Terra não poderia ser uma tarefa fácil, como se poderia esperar. Afinal a estrela do documentário é magnífica e exuberante em toda a sua complexidade. Por isso foram necessários três anos de produção - 217 dias de filmagem e mais de 50 países diferentes.

O resultado nem precisamos terminar de ler esse texto para deduzir, é claro. Está faltando cada vez mais tudo - água, biodiversidade, clima equilibrado, entre outros. O documentário nos mostra a trajetória do homem e os prováveis custos dessa nossa sobrevivência. Tal como um terço em oração, o documentário desfia uma série de dados alarmantes acerca das escolhas humanas nessa morada. Pra citar apenas um: a produção de cada quilo de carne bovina consome em média 13 mil litros de água.

Sobre a Terra

A Terra é um ser, sim um ser vivo, que possui nada mais de 4 bilhões de anos. Terceiro planeta do sistema solar, a Terra possui 510,3 milhões de quilômetros quadrados de área. Tal como um corpo humano, o corpo da Terra é formado em sua maioria por água (97% ou 1,59 bilhões de km3). Só que a quantidade de água salgada da Terra é 30 vezes maior do que a de água doce - sendo esta última em mais da metade situada no subsolo da Terra.

A Lua é o único satélite natural da Terra, cuja atmosfera possui cerca de 1.000 km de altura, e composição básica de nitrogênio, oxigênio, argônio, entre outros gases. Conhecida como planeta azul, em alusão às imagens de satélite tiradas de sua órbita, a Terra não é perfeitamente redonda como nos mostram os mapas que estudamos quando crianças e adolescentes.

Um pouco achatada e inclinada, cerca de 23 graus, tal característica é responsável, juntamente com outros fatores, pela existência das estações do ano - inverno, verão, outono e primavera. E o que seriam de nossos olhos sem a Terra, suas cores, belezas, animais e plantas? E sem as estações permeando tudo? Nem ouso responder.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6777-o…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.