VOLTAR

O contencioso ecologico

O Globo, Panorama Politico, p.2
23 de Out de 2004

O contencioso Ecológico
A ministra Marina Silva engoliu mais uma medida provisória de Lula liberando a plantação de transgênicos. Esta batalha já estava perdida mas trata-se agora de avaliar se está perdida também a guerra da política ambiental dentro do governo. Foi este o tom de sua conversa com ambientalistas do Rio, anteontem, reunidos pelo deputado estadual Carlos Minc. É dele o resumo.
— Ou a área ambiental faz novas alianças com a própria sociedade em defesa do programa ambiental do governo, ou teremos chegado ao limite.
No limite, ele coloca três questões que serão decididas em breve: o projeto de preservação da Mata Atlântica, a questão nuclear e a revitalização do Rio São Francisco.
Não são batalhas promissoras. O projeto da Mata Atlântica, em revisão no Senado, enfrenta pressões dos ruralistas. E com a crise na base aliada, o governo tem evitado confronto com eles. Na área nuclear, o plano é construir mais quatro usinas. E a revitalização do São Francisco, preparando o uso de pequena parte de suas águas para abastecer o semi-árido nordestino, enfrenta resistência de alguns estados. Principalmente da Bahia, agora com ACM prometendo dura oposição ao governo.
Se os limites indicam o ponto além do qual Marina não continuaria ministra, pode estar chegando. O problema não é Marina, diz Minc. É a derrota do projeto ambiental do PT.

O Globo, 23/10/2004, p. 2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.