VOLTAR

O conflito dos índios está no Conselho de Segurança Nacional

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
11 de Abr de 1984

A situação do conflito entre os fazendeiros e a comunidade Kayapó Metyktire, que retém a balsa que faz a ligação da BR-080 no rio Xingu, e reivindica a faixa de terras ao longo do rio, será analisada pelo Conselho de Segurança Nacional. Caso o governo decida indenizar os proprietários das terras reivindicadas, a Funai deverá desembolsar cerca de Cr$ 5 bilhões.
Enquanto isso, os caciques da comunidade Xavante das aldeias Dom Bosco e Sangradouro ouviram do secretário de Assuntos Fundiários, Nelson Reu, e do secretário de Justiça, Altair da Cruz Bandeira, que o governo não tem o recurso necessário para indenizar os fazendeiros que ocupam a área conhecida como Volta Grande e reivindicada desde 1953 pela comunidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.