VOLTAR

O Assunto #1.081: Manaus sufocada pela fumaça

g1 - https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/11/07/
Autor: NERY, Natuza
07 de Nov de 2023

O Assunto #1.081: Manaus sufocada pela fumaça
Uma onda densa de fumaça cobre Manaus e deixa o ar praticamente irrespirável. Uma crise ambiental provocada pelas queimadas - cuja temporada começa em agosto - e agravada pela seca histórica que atingiu o Rio Negro nos últimos meses. Tudo somado ao calor intenso provocado pelo El Niño.

Por Natuza Nery, g1
07/11/2023

Uma onda densa de fumaça cobre Manaus e deixa o ar praticamente irrespirável. Uma crise ambiental provocada pelas queimadas - cuja temporada começa em agosto - e agravada pela seca histórica que atingiu o Rio Negro nos últimos meses. Tudo somado ao calor intenso provocado pelo El Niño. A situação só não é pior porque os níveis de desmatamento estão em queda. Para entender as causas do problema, e como as queimadas e os incêndios florestais aceleram as mudanças climáticas, Natuza Nery conversa com Alexandre Hisayasu, repórter da Globo em Manaus, e com Ane Alencar, diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Neste episódio:

Alexandre descreve o que mudou na paisagem manauara, região onde o número de focos de queimadas mais que dobrou em 2023 em relação ao ano passado: "Nós conseguíamos visualizar o Rio Negro e cidades da região metropolitana. Hoje, só vemos uma nuvem cinza";
Ane explica por que, embora o desmatamento na Amazônia tenha caído mais de 40% em 2023, o número de focos de incêndios subiu. "Depende de três fatores: clima favorável, material combustível e fonte de ignição", resume. "Agora, imagine se casássemos as condições climáticas desse ano com o desmatamento do ano passado. Seria muito mais catastrófico";
Ela aponta dois caminhos para reduzir o fogo na Amazônia: o combate ao desmatamento ilegal e os incentivos para o não uso do fogo na pecuária. "Principalmente nas áreas que já foram desmatadas", conclui.

O que você precisa saber:

Rio Negro: atinge a maior seca em mais de 120 anos
Seca histórica: afeta todas as 62 cidades do Amazonas
Polo Industrial: seca impacta chegada de insumos e produtos
Antes e depois: fotos mostram cenários da seca em Manaus
Manaus: fumaça na capital é causada por agropecuaristas
FOTOS: 'onda' de fumaça se torna mais densa sobre Manaus
VÍDEO: ventos causam 'tempestade de areia' em Manaus

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Geógrafa Ane Alencar explica aumento de incêndios florestais na Amazônia
Alexandre Hisayasu: Com seca na Amazônia, comunidades ribeirinhas estão sem água potável
Porta-voz da Unicef: "A Faixa de Gaza é um inferno na Terra para as crianças'

A produção deste episódio contou com a colaboração do Instituto Socioambiental (ISA).

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/11/07/o-assunto-108…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.