VOLTAR

Número de suicídios entre indígenas disparou, alerta pesquisadora

Jornal da USP http://jornal.usp.br/
Autor: Rose Talamone
22 de Fev de 2018

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com a médica, antropóloga e professora Maria Luiza Garnelo Pereira, da área de Saúde Coletiva e Etnologia Indígena da Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora do CPqLMD/Fiocruz.

Maria Luiza diz que existe um reconhecimento dos direitos indígenas, como território, saúde e educação, mas na prática isso não tem se efetivado da maneira como deveria, para um povo que possui grande contribuição memorial para o País.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o número de suicídios entre os indígenas disparou, aumentou 18% entre 2015 e 2016. Para Maria Luiza, "existe uma ação política bastante visível e a razão é econômica, temos uma economia infelizmente predatória e que não tem nenhum respeito às questões ambientais no País".

http://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/numero-de-suicidios-ent…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.