VOLTAR

Número de espécies ameaçadas chega a 16 mil

OESP, Vida, p. A13
02 de Mai de 2006

Número de espécies ameaçadas chega a 16 mil

Mais de 500 espécies ameaçadas de extinção serão acrescentadas este ano à Lista Vermelha da União Mundial para a Natureza (IUCN), incluindo ursos polares, hipopótamos e vários peixes de água doce. No total, cerca de 16 mil espécies de plantas e animais correm risco de desaparecer, segundo a organização internacional, com base na Suíça. A última lista, divulgada em 2004, relacionava 15.500 espécies.
"A perda de biodiversidade está aumentando, não diminuindo", disse o diretor geral da IUCN, Achim Steiner. "As implicações desta tendência para a produtividade e sustentabilidade dos ecossistemas e das vidas de bilhões de pessoas que dependem deles para sobreviver são enormes."
O relatório completo será divulgado depois de amanhã, com dados específicos sobre os países e os grupos de fauna e flora. Brasil, China, Austrália e México são alguns dos países com grande número de espécies ameaçadas, segundo a IUCN.
A principal ameaça à biodiversidade é a perda de hábitat causada pelo homem. A população global de ursos polares, segundo a IUCN, poderá diminuir em 30% nos próximos 45 anos por causa do derretimento das calotas polares, impulsionado pelo aquecimento global.
O hipopótamo é ameaçado principalmente pela caça ilegal na República Democrática do Congo, onde a população da espécie diminuiu 95% desde 1994.

OESP, 02/05/2006, Vida, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.