VOLTAR

Núcleo Cunha do PESM realiza 7ª Exposição Pinheiro Brasileiro - Araucária Angustifolia

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
17 de Abr de 2015

Também, conhecida como pinheiro-brasileiro, a araucária pode atingir alturas de 50m, e 2,5 m de diâmetro. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça

Para celebrar a presença marcante da Araucária na economia e paisagem da Estância Climática de Cunha, o Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar, realizará, de 18 de abril a 31 de julho, a sétima edição da Exposição "Pinheiro Brasileiro - Araucária angustifolia". A abertura oficial ocorrerá às 11h do dia 18, no Centro de Visitantes da Unidade de Conservação, com apresentações culturais, oficina, brincadeiras para as crianças e trilhas monitoradas. A abertura da exposição coincide com a abertura oficial do 15o Festival do Pinhão da Estância Climática de Cunha.

Entre as peças da exposição, destacam-se elementos da culinária e artesanato que apresentam relação com a araucária, tais como esculturas, peças utilitárias de cerâmica, bem como fotografias e pinturas em óleo sobre tela. As peças e fotografias expostas pertencem aos jovens artistas Luana de Carvalho Araújo e Sidney José Monteiro, moradores do entorno do parque.

As apresentações culturais da abertura ficarão por conta da Orquestra Violeiros de Cunha - Projeto Violas na Praça (OSCIP Caminhos de Cunha); Congada do Bairro Sertão de Santa Bárbara e o coral de alunos da "E.M.E.F Benedito Aguiar Santana. Uma exposição de pinturas em telas dos alunos da escola também será atração do evento, com os temas voltados para Paisagens da Araucária e o pinhão.

Este evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha, por meio das secretarias de Educação e de Turismo.

A araucária

Também conhecida como pinheiro-brasileiro, a araucária é uma vegetação típica de floresta ombrófila mista, podendo atingir alturas de 50 m, e 2,5 m de diâmetro. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça. Esta espécie foi intensamente explorada por seu alto valor econômico que inclui a madeira nobre e as sementes nutritivas. Atualmente, seu território está reduzido e a araucária encontra-se em perigo crítico de extinção.

Sobre o parque

O Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar protege importantes remanescentes de Mata Atlântica, incluindo a Floresta Ombrófila Mista. Atua sistematicamente na educação ambiental e desca-se como opção de ecoturismo na região. Sua proteção representa alta relevância ambiental, pela biodiversidade da fauna e flora e também pelos mananciais de abastecimento para o Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo.

O Centro de Visitantes do PESM - Núcleo Cunha fica na Estrada do Paraibuna, km 20, Estância Climática de Cunha-SP. Para mais informações, ligue: (12) 3111-181/2353, ou escreva para: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br .

http://fflorestal.sp.gov.br/2015/04/17/nucleo-cunha-do-pesm-realiza-7a-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.