VOLTAR

Novos povos da floresta

O Globo, Ciência, p. 30
22 de Jun de 2011

Novos povos da floresta
Funai confirma existência de tribo desconhecida na Amazônia com 200 índios

Guilherme Voitch

Uma nova comunidade de índios isolados foi localizada pela Funai no Vale do Javari, no Oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru. A Frente de Proteção Etnoambiental da Funai avistou, em sobrevoo realizado em abril, três clareiras com quatro grandes malocas. De acordo com a Funai, as malocas e o roçado avistados são novos, com no máximo um ano, e a estimativa é de que 200 índios vivam no local. As observações preliminares apontam que esse grupo pode pertencer à família linguística Pano, bastante comum na região.
Segundo Fabrício Amorim, coordenador da Funai na área, a Terra Indígena Vale do Javari abriga a maior concentração de grupos isolados na Amazônia e no mundo. Oficialmente, a Funai reconhece a existência de 14 referências de índios isolados na área.
Os índios do Vale do Javari são ameaçados por atividades ilegais de pesca, garimpo, exploração madeireira e, na fronteira, pelo narcotráfico. Há ainda preocupação com a exploração de petróleo no Peru, que pode refletir na Terra Indígena do Vale do Javari.
Amorim contou que a clareira onde os índios estão foi avistada inicialmente por satélite, mas foi confirmada no sobrevoo. O coordenador acredita que os índios se instalaram recentemente no local porque o estado das palhas usadas na construção e a plantação de milho indicam isso.
"Além do milho, havia banana e uma vegetação rasteira que parecia ser amendoim, entre outras culturas", informou, em comunicado oficial divulgado à imprensa.
Até o momento da confirmação, a presença desses índios isolados era apenas uma referência "em estudo", pois havia relatos de sua existência, mas nenhuma informação conclusiva sobre a exata localização e características da comunidade.
O último grupo a ter contato documentado com a Funai foi o dos índios Korubos. Eles estabeleceram contato com uma expedição chefiada pelo sertanista Sydney Possuelo, em 1996, às margens do Rio Ituí, também na região do Vale do Javari. O contato ocorreu após uma troca de presentes, como cestas de frutas. Os Koburos estão atualmente divididos em duas comunidades e, na última contagem da Funai, chegavam a 26 indivíduos. Em 2007, em 2008 e ainda no começo deste ano, a Funai divulgou fotos aéreas de outras tribos isoladas. A política da instituição agora é evitar o contato pessoal.

O vale das tribos isoladas da mata

Hoje, no Brasil, há 77 referências a grupos de índios isolados, como são chamados os indígenas que não estabeleceram contatos. Dessas referências, 30 foram confirmadas e localizadas, a maioria na Amazônia. Não se sabe ao certo quem são, quantos são e que línguas falam. No Vale do Javari, seriam 14 grupos. Entre os anos 2006 e 2010, foram localizados mais de 90 indícios da ocupação territorial desses grupos, como roças, tapiris e malocas. Essas observações apontam para a existência de uma população de aproximadamente 2 mil pessoas no vale.

O Globo, 22/06/2011, Ciência, p. 30

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.