VOLTAR

Novo grupo indígena do Ceará, Anacé, faz pedidos em audiência na Procuradoria da República

Site da Funai
Autor: (Leilane Alves)
16 de Set de 2003

O grupo Anacé, composto por 450 famílias que vivem na região de São Gonçalo do Amarante, se declarou o 12o povo indígena do Ceará. Em audiência na Procuradoria da República, quinta-feira passada, reivindicaram, por meio da Pastoral Indigenista, a demarcação de terras, assistência médica aos índios, e educação diferenciada.

O Ministério Público Federal, atendendo ao pedido de demarcação de terra, já solicitou à Funai o início do trabalho. Porém, as terras reivindicadas foram desapropriadas por um decreto estadual para a construção do Complexo Industrial do Porto do Pecém. A Pastoral Indigenista solicitou à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) o início de trabalhos de assistência aos índios, e à Secretaria de Educação do Estado (Seduc) a implantação de processo de educação diferenciada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.