VOLTAR

Novas usinas eólicas reforçarão o sistema elétrico brasileiro

Tribuna de Imprensa-Rio de Janeiro-RJ
07 de Jan de 2002

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na quinta-feira a instalação de mais 23 usinas eólicas no Nordeste, ampliando em 1.907 megawatts (MW) a capacidade de geração no País. Ao todo, foram autorizadas neste mês 43 novas usinas, que garantirão mais 3.680 MW ao sistema elétrico brasileiro até 2005.

Utilizando os ventos fortes para geração de energia, as novas usinas eólicas deverão aumentar consideravelmente a presença da geração por fontes alternativas na matriz energética do País. Além de ser renovável, a energia eólica é considerada uma energia limpa, por ter baixo impacto ambiental.

Atualmente, apenas seis usinas eólicas estão em funcionamento no Brasil - nos estados de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraná -, gerando 18,8 MW. Isso representa apenas 0,03% da capacidade de geração brasileira, hoje em torno de 74,4 mil MW.

Das 23 usinas autorizadas nesta semana, oito ficarão no Ceará, oito no Rio Grande do Norte, cinco em Pernambuco e duas na Bahia. Os parques eólicos deverão entrar em operação entre julho de 2002 e dezembro de 2005, com investimento total previsto de R$ 4,7 bilhões.

As empreendedoras são CPL Participações, Enerbrasil Energias Renováveis do Brasil, Fuhrlander, New Energy Options e Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Vale do Sirigi (Cersil).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.