VOLTAR

Novas Unidades de Conservação pretendem preservar mais de 50% da Mata Atlântica de Florianópolis

Notícias do Dia - http://ndonline.com.br
Autor: Fábio Bispo
06 de Jun de 2014

A criação de novas UCs (Unidades de Conservação) em Florianópolis deve ser o caminho na busca por uma vida sustentável e em contato com a natureza. Além da urgência em recategorizar sete das oito unidades atuais ao SNUC (Sistema Nacional das Unidades de Conservação), uma proposta pretende criar novos redutos para preservar, principalmente, os remanescentes hídricos, a vegetação nativa, a fauna e a flora.

A nova proposta que deverá ser protocolada na Câmara de Vereadores por meio de ação popular com 20 mil assinaturas pretende criar um corredor ecológico, do Norte ao Sul da Ilha, além da criação de uma UC na região continental, no topo do morro que separa os bairros Vila Aparecida, Coqueiros e Abraão. A proposta está sendo encaminhada pelo vereador Pedro Silvestre (PP). "O objetivo é fazer com que Florianópolis tenha 50% de seu território, que ainda está preservado, protegido", disse.

Mauro Manuel da Costa, da Divisão de Implantação das Unidades de Conservação, afirma que as áreas que poderão virar parques, refúgios da vida silvestre e áreas de interesse ecológico atualmente são APPs (Áreas de Preservação Permanente) e "não são edificáveis". "O objetivo é excluir dessas novas unidades as moradias já consolidadas, os limites passariam exatamente na casa do último morador", emendou Silvestre

As novas unidades pretendem proteger o maior aquífero da Ilha, com a criação do parque das Dunas dos Ingleses e do Santinho. A cordilheira que liga o Morro da Lagoa ao Norte da Ilha também deverá ser protegida, com a criação do parque do Morro da Feiticeira, e o parque de refúgio da vida silvestre do Morro do Papaquara. Ao Sul, o refúgio da vida silvestre do Morro do Lampião ligaria o Parque Natural do Maciço da Costeira ao Sul da Ilha, formando, assim, um corredor ecológico.

Controle do crescimento desordenado

A única área verde do Continente também está nos planos. No topo do morro que separa os bairros Vila Aparecida, Coqueiros e Abraão, a proposta de criação de uma área de relevante interesse ecológico Zininho pode garantir que o índice de área verde por habitante naquela parte da cidade chegue à zero. Atualmente, o local representa 0,5 m² de área por pessoas.

Diferente do que acontece em Áreas de Preservação Permanente, aonde mesmo proibido é possível constatar ocupação irregular, "se alguém constrói dentro de uma Unidade de Conservação depois da demarcação a construção é derrubada, sem indenização e sem ir para Justiça", conta o vereador Pedrão.

Sabido que grande parte da ocupação na cidade é irregular e está em áreas de preservação, a proposta das novas unidades é excluir dos limites das unidades as moradias, para que não se criem pontos de conflito. A criação de novas unidades pode frear o surgimento de novas favelas e a ocupação ilegal também por pessoas de alto poder aquisitivo, que não raro edificam em APPs.

NOVAS UCs

Parque Municipal Morro da Feiticeira: APP do maciço do cristalino, entre a Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Praia Brava, Ingleses e Rodovia SC-403.

Parque Municipal Dunas dos Ingleses e Santinho: Área das dunas entre as duas praias do Norte da Ilha, que abriga o maior aquífero da Ilha.

Refúgio da Vida Silvestre do Morro do Papaquara: Entre a Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Capivari de Cima (Ingleses) e Muquém (Rio Vermelho).

Refúgio da Vida Silvestre do Morro do Lampião: Entre o Campeche e Rio Tavares

Parque Natural das Aracuãs: Três glebas zoneadas como APPs entre a SC-401, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e a Estação Ecológica de Carijós.

Parque Natural do Maciço Norte: A maior área de Mata Atlântica da Ilha não está dentro de uma Unidade de Conservação. Entre os bairros Itacorubi, Monte Verde, saco Grande, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Rio Vermelho, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Parque Natural Itararés: Áreas do manguezal da Tapera e manguezal da Taperinha (Ribeirão da Ilha) que formariam uma única Unidade com duas glebas.

Área de Relevante Interesse Ecológico Zininho: Única porção considerável de área verde da região continental. Abriga flora e fauna nativa e fica na área urbanizada entre os bairros Coqueiros, Abraão e Vila Aparecida.

http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/172449-novas-unidades-de-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.