VOLTAR

Nova turma com 100 indígenas inicia em projeto de formação

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
09 de Jul de 2008

Autoridades e integrantes do projeto Tamikan estiveram reunidos ontem no Palácio da Cultura, em uma aula inaugural para receber a terceira turma do programa. O projeto é executado pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

"Só através da educação que podemos mudar a situação política e econômica. Não é desvalorizando os outros feitos, mas o apoio dado à educação é o mais importante de todos", disse o governador Anchieta Júnior (PSDB), prometendo dar continuidade ao projeto iniciado no governo de Ottomar Pinto.

O objetivo é contribuir para que se efetive o projeto de autonomia dos povos indígenas do Estado, com formação ao Magistério específico e diferenciado, que possa gerar educadores e gestores indígenas capacitados, na elaboração e acompanhamento do projeto de vida de suas comunidades.

O projeto vem sendo realizado desde 2006 e é destinado a 300 professores indígenas que são indicados pelas próprias comunidades para se capacitarem. Os cursistas são preparados em todas as áreas de conhecimento, inclusive, a partir desse ano, no programa Pró-info, onde também serão capacitados na área de informática.

Os profissionais atenderão a demanda de aproximadamente 11 mil alunos matriculados nas escolas indígenas do ensinos Infantil e Médio, número este que cresce a cada ano, aumentando a necessidade de formar e habilitar professores em nível Magistério e, consequentemente, ao nível superior.

"O programa qualifica todos nós para podermos multiplicar esse conhecimento em nossa comunidade. Temos muitos objetivos e essa capacitação é uma conquista dentro da educação indígena. Temos agora uma educação diferenciada e poderemos aplicá-la para nosso povo", disse Aldino Alves, cursista e representante dos estudantes.

O curso tem carga horária total de 390 horas e funciona de forma presencial e semipresencial. Atende aos professores indígenas em formação das etnias Yanomami, Macuxi, Wapixana, Wai-Wai, Ingaricó, Taurepang, Yekuana e Sapará de várias regiões do Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.