VOLTAR

Nova exposição no Espaço Museu das Aldeias é dedicada aos Asurini do Xingu

Portal fator Brasil
29 de Abr de 2008

Arte cerâmica, grafismo, pintura corporal e ritual, além de peças do acervo do Museu do Índio (1978-1982) e da produção contemporânea dos Asurini, compõem a exposição "Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu" inaugurada em meio às comemorações do Dia do Índio (19 de abril).

Vídeos, exibidos nas paredes das salas, apresentam aos visitantes todas as etapas de criação da arte gráfica deste povo que habita a Terra Indígena Koatinemo, no Pará. O grafismo asurini é utilizado nas pinturas corporais e na decoração de objetos, especialmente cerâmicas. Uma das principais peças da mostra, a grande panela Tauvarukaia, foi confeccionada por ceramistas asurini no próprio museu (foto). O objeto faz parte do ritual da cerimônia das flautas Turé, quando os Asurini choram seus mortos.

"Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu" tem curadoria assinada pela professora e antropóloga Regina Polo Müller, há 30 anos estudando a arte e costumes desta comunidade indígena.

Exposição: "Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu" - cerâmica, grafismo, pintura corporal e ritual, peças do acervo do Museu do Índio, produção contemporânea dos Asurini e vídeos, de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h. Até o mês de julho, no Espaço Museu das Aldeias / Museu do Índio - Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo. Rio de Janeiro/RJ. Grátis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.