VOLTAR

A Nova Cara do PT: senador petista propõe mudanças no procedimento de demarcação das terras indígenas

Coiab-Manaus-AM
29 de Jun de 2004

Esta virando moda, ministros, governadores, deputados e membros do Partido dos Trabalhadores (PT), o partido que por longos anos se dizia defensor dos direitos indígenas, estão visivelmente se comprometendo em defender os direitos de invasores das terras indígenas. O último caso é o do senador Delcídio Amaral, de Mato Grosso do Sul, autor de um relatório e um projeto de lei - ambos aprovados na Comissão Temporária Externa de Questões Fundiárias - que definem mudanças no procedimento de demarcação das terras indígenas. O dito petista quer, com o apoio, segundo ele, de pessoas importantes do Palácio do Planalto, que as demarcações sejam homologadas pelo Senado. Delcídio defende ainda a criação dos Títulos de Dívidas Indígenas para facilitar o ressarcimento de não-indígenas, e a intervenção do Conselho de Defesa Nacional para áreas localizadas dentro de uma faixa de 150 quilômetros de fronteira.

O senador que já foi ministro de Minas e Energia do governo Itamar Franco, presidente do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce (CVDR), diretor da Petrobras e funcionário das transnacionais Shell e General Eletric (GE), alega, entre outros motivos, "a dificuldade de livre-circulação das Forças Armadas e a bagunça que impera na exploração mineral nas terras indígenas", bem como o fato "da questão indígena ter como pano de fundo a atuação de organizações não-governamentais (ONGs) internacionais junto aos índios". O petista se queixa ainda da "inflexibilidade" do lado da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Procuradoria-Geral da República e de setores ligados aos povos indígenas.

Como Amaral, outros petistas já contribuíram em desenhar a nova cara do PT. Do Lula, que não teve até agora coragem em dar uma guinada histórica, em favor dos povos indígenas, homologando a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, até alguns dirigentes estaduais ou municipais, o PT parece estar renunciando às razões históricas e princípios que lhe deram origem e nortearam a sua trajetória. Mesmo que incomode, parece que a atriz Regina Duarte está começando a ter razão, estamos no limiar do medo, ao menos para os povos indígenas, correndo seriamente o risco de que o medo vença a esperança.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.