VOLTAR

Norte e Noroeste do RJ vão ganhar unidades de conservação ambiental

G1 - http://g1.globo.com/
12 de ago de 2013

Cinco cidades do Norte e Noroeste Fluminense do Rio vão ganhar unidades de conservação ambiental. As cidades contempladas são Porciúncula, São Fidélis, Cambuci, Aperibé e Natividade. Cada cidade vai ganhar uma unidade de conservação, sendo que Natividade vai ganhar duas. Os municípios têm 62,5 mil hectares da mata e potencial de reflorestamento de 74,9 mil hectares.

As áreas terão 19.584 hectares e vão proteger 295 nascentes e cinco espécies de animais ameaçadas de extinção. Para partes devastadas, está previsto o plantio de 24 milhões de mudas. O objetivo é a preservação e recuperação da Mata Atlântica, o Noroeste Fluminense ganha seis unidades municipais de conservação ambiental.

O anúncio das unidades foi feito na última sexta-feira (9) durante a cerimônia de abertura da Conferência Regional de Meio Ambiente no Noroeste Fluminense, feito pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.

A categoria de conservação selecionada varia de acordo com o objetivo de cada área, como Refúgios de Vida Silvestre (RVS), Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Monumentos Naturais (Mona). As definições foram feitas a partir de estudos técnicos. As ações de recuperação e proteção são criadas em articulação com outros órgãos, como o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Secretaria de Agricultura.

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2013/08/norte-e-noroest…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.