VOLTAR

Normandia será interligado ao linhão de Guri em 30 dias

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
16 de Ago de 2002

Nos próximos 30 dias, está prevista a interligação do município de Normandia ao linhão de Guri. O presidente da Companhia Energética de Roraima (CER), Antônio Pereira Carramilo, afirmou que a empresa está fazendo um estudo da viabilidade técnica.
Conforme o presidente, a avaliação é necessária porque, caso haja viabilidade, a interligação será provisória, na tensão de 13,8 Kv, até que seja concluída uma linha de 69 Kv, que atravessará o rio Branco.

"Como nós já interligamos o município de Bonfim, a determinação é que fosse avaliada a possibilidade de levar a energia de Guri para Normandia também usando o mesmo sistema que hoje atende Bonfim" destacou Carramilo.

O presidente da CER explicou ainda que para levar energia de Guri até os municípios de Bonfim e Normandia, o projeto de interiorização de Guri previu 207 quilômetros de rede.

"As redes foram todas concluídas este ano, mas a ligação com a subestação Monte Cristo, de onde sairá a energia que abastecerá este sistema, ainda não ficou pronta", informou Carramilo.

O município de Cantá já utiliza a energia de Guri desde que o linhão foi inaugurado. "Como já tínhamos esta rede até o Cantá, fizemos a interligação para o Bonfim. Agora vamos ver se ela suporta a carga de Normandia também", declarou.

O estudo, que será feito em parceria com a Boa Vista Energia, que apontará se há ou não necessidade de substituir os cabos que conduzem a energia por baixo da ponte dos Macuxi.

Além das sedes dos municípios de Cantá, Bonfim, Iracema e Mucajaí, a energia de Guri já está disponível também para algumas vilas e malocas como Santa Cecília, Surrão, Azul, Serra Grande I e Tabalascada. A previsão é que a vila do Apiaú, em Mucajaí, também receba a energia de Guri ainda este ano.

O presidente da CER informou, que está sendo construída uma linha de 50 quilômetros entre Mucajaí e Apiaú, para melhorar o atendimento na vila e principalmente nas vicinais próximas. "Esta é uma das obras previstas pelo programa de eletrificação rural Luz no Campo", disse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.