VOLTAR

No Seminário de 25 anos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Funai ressalta importância da colaboração entre as instituições

Funai - https://www.gov.br
14 de Nov de 2023

Publicado em 14/11/2023 17h10

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) esteve presente no Seminário de 25 anos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), realizado na tarde desta terça-feira (14) no Centro Cultural de Brasília (CCB), com o tema central "Gente: caminho para a sustentabilidade".

A mesa do seminário contou com a presença da diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade, do presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Joaquim Belo, e da representante do Instituto Socioambiental (ISA) Adriana Ramos.

Lucia Albera destacou a importância da parceria que existe entre o IEB e a Funai, especialmente com a Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) e a Diretoria de Proteção Territorial (DPT), enfatizando a colaboração entre as instituições como elemento-chave para avançar na implementação dos direitos indígenas.

"A construção dessa parceria está em constante evolução, sempre com nosso objetivo claro, que é o propósito da Funai, o compromisso de que os povos indígenas tenham seus direitos respeitados e garantidos, conforme o desejo deles, ouvindo e participando. Então, a atuação de instituições parceiras, como o IEB, ajuda muito em avançarmos na implementação de direitos, direito à gestão territorial, direito à implementação e elaboração dos planos de gestão territorial para os PGTAs, que é uma das políticas principais que direcionam o nosso trabalho nacional", salientou.

A parceria entre a Funai e o IEB contribui para a garantia da autonomia e protagonismo dos povos indígenas na defesa de seus direitos e proteção de seus territórios. A parceria inclui o fortalecimento institucional para a garantia dos direitos indígenas, além da formação de atores sociais em temas indigenistas e gestão territorial e ambiental de territórios indígenas. O IEB é reconhecido por seu compromisso em formar e capacitar pessoas, fortalecer organizações e abordar temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade.

A participação da Funai no seminário reforçou o compromisso da instituição em estabelecer parcerias estratégicas para enfrentar os desafios das comunidades indígenas no Brasil, visando a fortalecer ações sustentáveis para melhor atender às necessidades dos povos indígenas no país.

Assessoria de Comunicação / Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/no-seminario-de-2…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.