VOLTAR

No interior de SP, cidades procuram outras saídas

FSP, Cotidiano, p. C4
17 de Out de 2014

No interior de SP, cidades procuram outras saídas

DE CAMPINAS DE SÃO PAULO DE RIBEIRÃO PRETO

A falta de água também atinge com intensidade cidades do interior do Estado.

Em Campinas (a 93 km de SP), a crise de desabastecimento há uma semana afeta mais de 20% da população.

Nos últimos dias, moradores da cidade vinham recorrendo a uma bica próxima a uma rodovia em Itupeva (a 73 km da capital). A água que sai ali, porém, não é tratada nem apropriada para o consumo.

A Prefeitura de Itupeva e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) desaconselham o seu consumo.

"O DER não aconselha o consumo da água vinda da bica natural", informou o departamento, em nota. "Nesta quinta (16), uma placa com a informação será implantada no local."

Segundo a Prefeitura de Itupeva, a água não é tratada e não é possível atestar sobre a sua qualidade.

RETIRADA ILEGAL

Agentes do Gapa (Grupo de Ações Preventivas), da Guarda Municipal de Vinhedo (a 79 km de São Paulo), fizeram um caminhão-pipa devolver a água retirada ilegalmente da lagoa do Foga, próxima à rodovia Miguel Melhado, nesta quinta (16). O motorista do veículo não foi detido.

Sem água suficiente para abastecer a cidade, as autoridades de Franca agora apelam para a água de poços de postos de combustíveis.

O diretor distrital da Sabesp, Rui Engracia, nega racionamento, mas desde terça (14) passou a divulgar listas dos bairros onde deve faltar água no dia.

Nesta sexta (17), ao menos 53 bairros devem ser atingidos, segundo a Sabesp. Na quinta (16), foram 64.

A empresa usa caminhões-pipa e carretas que captam água de lagoas e represas particulares e municipais.

Nesta quinta, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que há a possibilidade de o bônus por redução de consumo ser adotado em Franca. A Sabesp não confirmou.

Em Barretos (a 423 km de SP), a prefeitura anunciou que começará racionamento de água na próxima semana. A partir desta quinta, o município também começou a aplicar multas de R$ 264,80 por desperdício. Outras 14 cidades da região de Ribeirão Preto estão em racionamento.

FSP, 17/10/2014, Cotidiano, p. C4

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/191051-no-interior-de-sp-cid…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.