VOLTAR

No Dia do Índio, Ministério do Meio Ambiente posta foto em homenagem ao Exército: 'Guardiões do meio ambiente'

O globo https://oglobo.globo.com/
19 de Abr de 2019

Em pleno Dia do Índio, comemorado nesta sexta, 19 de abril, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) postou, em suas contas oficiais no Instagram e no Facebook, uma homenagem a outra efeméride: o Dia do Exército Brasileiro, celebrado na mesma data.

A legenda do post exalta o Exército como sendo "um dos principais guardiões do meio ambiente no Brasil" (leia o texto completo abaixo).

Nos comentários da postagem, porém, os seguidores contestaram o texto, associando temas do ministério, como as florestas, às reservas indígenas.

@vanessaaltino escreveu: "As reservas indígenas preservam muito mais o meio ambiente." Já o seguidor @gabirerl disse: "Dia 19 de abril! Dia do índio! É indubitável afirmar que eles são os maiores protetores do meio ambiente!!!".

"Todo respeito às Forças Armadas, mas este posicionamento do Ministério do Meio Ambiente é um ultraje! Deixem que o Ministério da Defesa nos lembre do Dia do Exército, vocês deveriam estar falando do Dia do Índio! A delimitação das terras indígenas é uma das ferramentas mais vitais para preservação da biodiversidade!", escreveu Eric Lino.

Logo no início de sua gestão, o ministro Ricardo Salles foi criticado por afirmar que nunca havia ido à Amazônia. Dias depois, publicou, no Twitter, uma foto sua de calça cáqui, camisa social e um cocar , ao lado de índios Paresi, no Mato Grosso, que ficam incluídos na área da Amazônia Legal.

Quem postou uma mensagem lembrando da data comemorativa dos povos indígenas foi a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Sua pasta tem a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, liderada por uma indígena, Sandra Terena. Damares também tem uma filha adotiva de origem indígena.

Leia o texto completo do post na conta do MMA:

"O Exército Brasileiro é uma das nossas instituições com maior respaldo popular. O que nem todo mundo sabe é que o Exército é um dos principais guardiões do meio ambiente no Brasil.

Vigiando as fronteiras e penetrando os rincões, o Exército alcança os mais remotos pontos geográficos do país para combater agressões à natureza e apoiar o desenvolvimento nacional.

Seguindo um estrito sistema de gestão ambiental, a Força Terrestre zela pela preservação dentro da própria organização - mas não é só isso.

Com inúmeras ações positivas, o EB atua do plantio de mudas à produção de energia limpa, do reuso de resíduos sólidos ao tratamento de efluentes, da recuperação de áreas degradadas à construção de estradas ecológicas.

E, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e órgãos vinculados, o Exército apoia ações que refreiam a mineração e o desmatamento ilegais, zelando por nossas exuberantes florestas e vultosas reservas minerais.

O grande Dia do Exército Brasileiro é também um grande dia para o meio ambiente."

https://oglobo.globo.com/sociedade/no-dia-do-indio-ministerio-do-meio-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.