VOLTAR

No Brasil, 70% da extração de madeira é ilegal

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao
Autor: LEITÃO, Miriam
18 de Nov de 2020

No Brasil, 70% da extração de madeira é ilegal

Por Míriam Leitão
18/11/2020

Além da informação que dei na coluna, de que o Brasil é o maior cliente do Brasil (compra 80% da madeira da Amazônia), há um outro problema: nesse mercado, 70% da extração é ilegal. O problema principal está aí. Falta fiscalização interna, falta controle. Não adianta apontar o dedo para outros países, porque o principal problema é a falta de controle interno. São dados de estudos públicos feitos pelo Imazon.

E esse controle tem ficado mais fraco. É parte da estratégia do ministro do Meio Ambiente. Ricardo Salles avisou na famosa reunião ministerial. Ele defendeu mudar as regras que não dependiam do Congresso para ir "passando a boiada". O projeto dele é facilitar a vida de quem desmata a Amazônia. O ministro conspira contra o meio ambiente.

Qualquer regra e controle que é afrouxado ajuda a estimular um crime que o país não tem conseguido combater.

Na reunião dos Brics, o presidente Jair Bolsonaro prometeu revelar quais são os países que mais compram a madeira brasileira. Pode começar a lista com a letra B de Brasil.

https://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/no-brasil-70-da-extra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.