VOLTAR

No Amazonas, índios são impedidos de votar por não terem documento oficial com foto

O Globo - http://oglobo.globo.com/
03 de Out de 2010

MANAUS - Em Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus, pelo menos 300 índios estão sendo impedidos de votar por não possuírem carteira de identidade ou outro documento oficial com foto, apenas título de eleitor. Eles são índios das etnias pirara, mura, parintintim e mundurucu, que viajaram horas e até dias para a votação. Eles têm título de eleitor e possuem uma carteira de identificação indígena expedida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), mas que não tem foto.

O Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que os eleitores teriam que votar com documento oficial com foto na última quinta-feira.

Em todo o estado do Amazonas, 41 urnas de votação apresentaram defeito neste domingo. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Amazonas, todas já foram substituídas. Ainda segundo o TRE, uma urna eletrônica foi substituída pela urna de votação manual no município de Parintins, a 325 quilômetros de Manaus.

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/10/03/no-amazonas-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.