VOLTAR

Nível do Sistema Cantareira para de cair após 27 dias

OESP, Metrópole, p. A13
18 de Fev de 2014

Nível do Sistema Cantareira para de cair após 27 dias

RICARDO BRANDT - Agência Estado

O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira - que abastece 47% da Grande São Paulo - parou de cair nesta segunda-feira, 17, depois de 27 dias registrando quedas, em pleno verão. Nesse período do ano, é a época mais chuvosa em que as represas deveriam estar sendo recarregadas para garantir o fornecimento de água na estiagem, que começa no mês de abril.
Composto por seis represas, que garantem 36 mil litros de água por segundo para a Região Metropolitana e para a região de Campinas, o Cantareira estabilizou de ontem para hoje em 18,5% de sua capacidade, devido às chuvas do final de semana.
O cenário, no entanto, não reverte a criticidade vivida pelas cidades abastecidas pelo sistema, com 14 milhões de habitantes. O Cantareira atingiu esse ano seu pior nível para os meses de janeiro e fevereiro, desde que foi construído a partir de 1974.
Com a seca atípica de verão, desde o dia 18 de janeiro, as represas registravam quedas consecutivas nos níveis de reserva. Até essa segunda-feira, a chuva acumulada do mês foi de 47,7 milímetros, 23% da média esperada para todo mês (202,6 mm). Em janeiro, choveu 87,8 mm, quando a média do mês é de 259,9 mm.
"As tempestades de chuva dão a falsa sensação de que a situação está resolvida, os rios enchem rapidamente, mas também voltam a baixar rapidamente. Essa chuva não resolve o problema dos reservatórios", explica o secretário-executivo do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Francisco Lahóz.
Em Campinas, o aumento rápido da vazão do Atibaia levantou o lodo do fundo do rio e o tratamento teve que ser interrompido. Desde 2011, o nível dos reservatórios do Cantareira, abastecidos por rios da bacia dos rios PCJ, registra queda. Em 17 de fevereiro do ano passado ele estava com 56,2%, no mesmo dia de 2012 ele tinha 76,7% da capacidade e, em 2011, 87,8%.

OESP, 18/02/2014, Metrópole, p. A13

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,cantareira-para-de-baixar-apos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.