VOLTAR

Nilmário protocola PEC da representaçao indígena

PT MG - http://www.ptmg.org.br/
Autor: Assessoria Parlamentar
01 de Out de 2013

Nilmário protocola nesta terça-feira a PEC da representação indígena na secretaria da Câmara Federal. A PEC estabelece a representação indígena em regime análogo ao de Território, com quatro deputados eleitos por toda a comunidade indígena brasileira.

Ontem (30), no escritório de Belo Horizonte, Nilmário reuniu lideranças xacriabá para explicar a PEC da representação indígena e as negociações que desenvolve para implantar um memorial da etnia.

Ele já assegurou parte dos recursos para a elaboração dos projetos, que serão coordenados pelo arquiteto Flávio Carsalade, da Escola de Arquitetura UFMG, e pela historiadora e museóloga Letícia Julião. O memorial será construído em São João das Missões, no local onde houve uma chacina em 1987 em que foram assassinados o cacique Rosalino e dois índios. São João das Missões é único município mineiro governado por índio, o xacriabá Marcelo.

O cacique Domingos, em nome do povo xacriabá, se disse "feliz em discutir a possibilidade de um memorial. Nossas gerações futuras vão conhecer a história. Sempre tivemos a ideia de construir algo naquele espaço que é parte da história do povo xacriabá". Domingos disse que o memorial servirá como um ponto de resistência da história, "porque existem muitas tentativas de apagar a história de nosso povo". Marcelo, o prefeito, espera que o memorial sirva para reprodução da história do povo xacriabá, com a recuperação da língua e dos saberes indígenas".

O próximo passo será uma visita dos coordenadores do projeto ao município de São João das Missões, Norte de Minas Gerais.

http://www.ptmg.org.br/conteudo.php?LISTA=detalhe&ID=8369

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.