VOLTAR

Nenhuma colonização é boa, diz o português Romero Magalhães

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
Autor: MAGALHÃES, Joaquim Romero; GONÇALVES, José
10 de Abr de 2000

De acordo com o historiador português Joaquim Romero Magalhães, a colonização não pode ser usada sem critério histórico para justificar as mazelas atuais do Brasil. Para ele, o país já teve tempo suficiente para reverter as desigualdades sociais que poderiam ser atribuídas à colonização. O historiador é comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Em entrevista por telefone, Magalhães fala, entre outros pontos, sobre a impossibilidade técnica de portugueses terem extraído madeira da mata atlântica na época em que vieram ao país.
Além disso, há uma breve entrevista concedida pelo angolano José Gonçalves, pesquisador do Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Cândido Mendes. Para ele, a ocupação brasileira em Angola marcou o início de uma relação que, até hoje, alterna momentos de aproximação e rejeição.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.