VOLTAR

Neguinho Truká é preso ao depor sobre morte de próprio irmão

Cimi-Brasília-DF
11 de Jul de 2005

Uma das principais lideranças indígenas brasileiras é presa pela Polícia Federal

Ao depor na Polícia Federal do município de Salgueiro (PE) sobre a morte de seu irmão, no final da tarde de hoje (dia11), uma das principais lideranças indígenas do Brasil foi surpreendida com voz de prisão.

Aurivan dos Santos, conhecido como Neguinho Truká, foi preso no momento em que depunha sobre o assassinato de seu irmão, Adenilson dos Santos, 38 anos e seu sobrinho Jorge dos Santos, de 17 anos, mortos a tiros por policiais militares à paisana. As mortes aconteceram no dia 30 de junho, dentro da terra indígena Truká, na Ilha de Assunção, localizada no município de Cabrobó (PE), no momento em que ocorria uma festa junina com mais de 400 pessoas. Além das duas vítimas fatais, uma terceira foi gravemente ferida pelos policiais.

Neguinho Truká recebeu pessoalmente a intimação da Policia Federal para ir depor em Salgueiro. Os Truká haviam pedido para fazer os seus depoimentos dentro da Ilha de Assunção, pois argumentavam que não se sentiam seguro em ir até a cidade com os assassinos de Adenilson e Jorge à solta.

Neguinho Truká, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, é uma pessoa pública com residência fixa, é estranho que a prisão tenha acontecido nestas circunstâncias. Para os Truká, existência de mandados de prisão é relacionada ao processo de criminalização pelo qual este povo passou a partir dos anos 1990, quando começaram a retomar as suas terras tradicionais, que estavam invadidas por fazendeiros. A demarcação da terra Truká só ocorreu após as retomadas, mas as lideranças das mobilizações foram acusadas em diversos processos de furto, formação de quadrilha, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.