VOLTAR

A natureza logo ali

Viva Maringá - www.odiario.com
Autor: Fábio Massalli
11 de Out de 2010

A ideia da exposição "Rio Paraná: Vida em Harmonia", que fica até o dia 14 no Museu da Bacia do Paraná, da UEM , tem uma proposta mais ecológica e pedagógica do que propriamente estética, embora seja impossível negar a beleza das imagens fotografadas por Wladimir Marques Domingues na região de Porto Rico (174 quilômetros de Maringá).

Biólogo do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da UEM (Nupélia), Domingues trabalha na planície de inundação do rio Paraná há 25 anos. Segundo ele, não existia um registro fotográfico da flora e da fauna da região.

Apaixonado por fotografia, ele começou a fazer esse registro de forma amadora e, agora, realiza sua primeira exposição após fazer uma primeira seleção em um acervo que conta com cerca de 10 mil fotos.

"A proposta da exposição é mostrar para a população, que está tão acostumada a ver imagens bonitas da natureza na televisão e na imprensa, que existe uma fauna e flora ainda em grau de preservação interessante próximo de sua cidade e mostrar que vale a pena brigar por essa preservação", explica o biólogo e fotógrafo.

A pesquisa é feita em uma Área de Proteção Ambiental (APA), que inclui o Parque Estadual do Ivinhema, o rio Ivinhema (MS), o rio Bahia, o rio Paraná e todas as áreas alagáveis destes três rios, que têm um ciclo de cheia periódica e uma fauna e flora adaptada a essas mudanças cíclicas.

"Temos esses ambientes preservados há apenas duas horas de Maringá com uma fauna riquíssima. Essa exposição não mostra, mas nessa região é possível encontrar até onça, jacaré e sucuris", diz.

O próximo objetivo de Domingues é montar um banco de dados com imagens dessa região que é muito visitada e continua ameaçada, apesar de toda a sua riqueza ambiental.

"Ainda existe muita atividade agropecuária e muita gente que não dá valor e pesca em locais e épocas proibidos. Se essas áreas forem prejudicadas, vai interferir na pesca até no reservatório de Itaipu e esse trabalho quer mostrar a importância da preservação desse local".

http://www.odiario.com/vivamaringa/arteeespetaculos/noticia/353647/rio-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.