VOLTAR

Natureza e culinária goiana atraem turistas de Brasília

Ministério do Turismo - http://www.turismo.gov.br
27 de Jun de 2014

Os turistas que visitarem Brasília para acompanhar os jogos da Copa do Mundo podem reservar alguns momentos para relaxar em meio à natureza do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ideal para quem gosta de caminhadas, cachoeiras e esportes radicais, o roteiro turístico Trekking Travessia Leste é um dos 23 que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar ao turismo brasileiro.

O roteiro é oferecido por grupos de agricultura familiar que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção de grupos locais. O Trekking Travessia Leste é comercializado por uma empresa de ecoturismo local e está localizado a 229 km da capital federal, no município de Alto Paraíso de Goiás.

Os passeios incluem a visitação ao Vale da Lua, a mais famosa atração turística da Chapada dos Veadeiros. Turistas do Brasil e do mundo são atraídos para apreciar as rochas com formas exóticas esculpidas pelas águas ao longo de milhares de anos, que lembram o solo lunar. Há guias falando inglês, francês e alemão.

A culinária goiana também é um ponto forte do roteiro. O Rancho do Waldomiro oferece, em um espaço coberto de palha no topo de um morro, um almoço regional tipicamente goiano: a matula, palavra também usada como sinônimo de marmita, mas que na culinária goiana é um cremoso tutu de feijão-branco ou mulatinho engrossado com farinha de mandioca e incrementado de pedaços de linguiça, carne de sol e carne de lata.

Os visitantes também passam pela fazenda Campo do Meio, que fica entre a Cachoeira do Rio Cristal e a Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, e comercializa doces e queijos, além de oferecer almoço tropeiro. "Fazemos o almoço por encomenda. Preparamos frango caipira, porco ou carne, animais que criamos na fazenda", conta Estevão Naves Bernardes Rabelo, filho da proprietária da fazenda, dona Leônia, que comanda a cozinha com ajuda na filha e da nora.

Dona Leônia também prepara doces com frutas cultivadas na propriedade como marmelo, figo, goiaba, laranja da terra e cidra, e demonstra aos turistas como são feitas as receitas em uma oficina realizada na própria cozinha de casa. "Os visitantes podem deixar o carro aqui e ir a cavalo para a cachoeira. Estamos preparados para oferecer hospedagem para grupos pequenos de até dez pessoas", relata Estevão. Para a família, o turismo é complementar à renda da fazenda, que sobrevive da lavoura e da pecuária.

O roteiro Trekking Travessia Leste foi desenvolvido graças a uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que reformulou o roteiro, integrando a agricultura familiar entre as atrações, e agregou parceiros para aperfeiçoamento a empreendimentos locais.

Eles foram escolhidos por meio de chamada pública, mapeados, apresentados ao mercado turístico e receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.

SERVIÇO

O roteiro na Chapada dos Veadeiros oferece três possibilidades de passeios:

3 dias e 2 noites: Rancho do Waldomiro, Fazenda São Bento (Cachoeira Almécegas I), tirolesa Voo do Gavião (opcional), Saltos do Rio Preto, Banho nas hidromassagens naturais das Pedreiras, Vale da Lua e Fazenda Campo do meio.

5 dias e 4 noites: Alto Paraíso, Cachoeiras do Rio Cristal, da Água Fria,Vale do Moinho, Fazenda Campo do Meio, Cascading (opcional). Serra Geral do Paranã, Vale do Moinho, Cachoeira do Sertão Zen, Vale do Rio Macaco. Cachoeira da Escadaria, Catedral, Fazenda São Bento (Cachoeira Almécegas I).

8 dias e 7 noites: Alto Paraíso, Cachoeiras do Rio Cristal, da Água Fria,Vale do Moinho, Fazenda Campo do Meio, Cascading (opcional). Flor de Ouro, Cachoeira do Tico, Parque Solárion (Cachoeiras dos Anjos e Arcanjos). Serra Geral do Paranã, Vale do Moinho, Cachoeira do Sertão Zen, Vale do Rio Macaco. Cachoeira da Escadaria, Catedral,Canionismo (opcional). Cachoeira do Paredão. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e saltos do Rio Preto. Banho nas hidromassagens naturais dasPedreiras. Rapel na cachoeira ou tirolesa do Voo do Gavião (opcional).

Acesso: saindo de Brasília, o acesso é feito pela BR-020 (direção Sobradinho e Planaltina de Goiás) e pela GO-118.

http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140627_2.ht…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.