VOLTAR

Naturatins retoma as atividades do Conselho Deliberativo da APA - Ilha do Bananal/Cantão

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br
Autor: Melissa Decaria
23 de Ago de 2011

O Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental - APA Ilha do Bananal/Cantão retomou as atividades em reunião realizada neste sábado, 20 de agosto, em Marianópolis do Tocantins. No encontro foram discutidos assuntos como o Plano de Manejo e a posse do técnico do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Gino Machado de Oliveira, como novo gestor da APA - Ilha do Bananal/Cantão, e, consequentemente, presidente do conselho.

O presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, abriu a reunião enfatizando a importância da retomada das atividades em função da grande demanda de atividades inerentes ao conselho, como por exemplo, a apreciação dos procedimentos de licenciamento ambiental localizados na APA e o mais importante, acompanham a revisão do plano de manejo.

Alexandre afirmou que a gestão da APA - Ilha do Bananal/Cantão exige um grau elevadíssimo de negociação e comentou ainda sobre a necessidade de se estabelecer o compromisso de negociação entre os proprietários rurais, uma vez que existem áreas que carecem de proteção para a manutenção da biodiversidade. Por parte do Naturatins, o presidente assegurou uma ampla participação das comunidades no processo de revisão do Plano de Manejo.

Como convidado para a reunião, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, declarou a posição do atual Governo, que defende a existência da transversalidade nas decisões para promover o desenvolvimento socioeconômico, sempre contemplando a realidade da região e observando com cuidado os impactos ambientais desse desenvolvimento.

Para que as que as atividades do Conselho pudessem ser retomadas, na ocasião, ainda foram chamados um a um os conselheiros e seus suplentes para confirmação da permanência ou alteração dos indicados.

Após as mudanças de alguns suplentes, ocorreu a posse do novo gestor, Gino Machado, onde o mesmo destacou que o Plano de Manejo é um documento que orienta a gestão da APA e que deve ser revisado a cada cinco anos, sendo submetido à aprovação do conselho. Elaborado no ano de 2000, o Plano de Manejo nunca passou por uma revisão ou atualização desde então, o que torna esse processo fundamental para sua incorporação no contexto atual do desenvolvimento da região.

Na oportunidade, foi aprovada a resolução 001/2011, que dispõe sobre o posicionamento do conselho em relação às ações e itens do Plano de Manejo e carta de recomendação ao Naturatins pela imediata revisão do mesmo, sendo anexados alguns tópicos à resolução em questão, apresentados por conselheiros e sempre sob aprovação por voto da maioria.

http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3063

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.