VOLTAR

Naturatins e Instituto Araguaia discutem parceria para projeto no Cantão

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br
Autor: Edvânia Peregrini
18 de Abr de 2011

A rica biodiversidade do Parque Estadual do Cantão, situado ao oeste do Tocantins, vem atraindo pesquisadores e conservacionistas para o Tocantins. Na tarde de sexta-feira, 15, o vice-presidente Rômulo Jacome e a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas Nilza Verônica receberam o representante do Instituto Araguaia de Proteção Ambiental, George Georgiadis. A visita teve como objetivo apresentar proposta sobre o projeto de Monitoramento Ambiental de Ariranhas (Pteronura brasiliensis), espécie encontrada na região, e a possibilidade de convênio entre as instituições na proteção e conservação do Parque.

Durante a reunião George ressaltou os trabalhos que já foram desenvolvidos na base operacional do Instituto, propriedade localizada no município de Caseara, no entorno do PEC. Dentre estes trabalhos destacam-se as medições do nível de água do rio, 10 anos de dados compilados; registros fotográficos e vídeos da fauna nas mediações da base, que resultou na identificação de grupos de ariranha.

Com estes dados, o Instituto pretende dar continuidade e estender o trabalho de monitoramento da ariranha em pontos estratégicos da área do parque. Quanto ao convênio, George ressaltou que a proposta será utilizar a estrutura de campo e a base de dados do Instituto para efetuar pesquisas e monitoramentos que contribuam diretamente para a gestão do PEC. "Queremos não só disponibilizar ao Naturatins nossa infraestrutura e dados, mas também nossa experiência com conservação, planejamento e manejo de Unidades de Conservação para apoiar a boa gestão da unidade", completou.

Após conhecer as propostas, e avaliar positivamente a iniciativa, o vice-presidente agendou para a próxima quarta-feira, 20, novo encontro para que sejam definidas as condicionantes do convênio.

http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=2945

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.