O Globo, O País, p. 4
28 de Ago de 2008
Na reserva, tensa expectativa
Arrozeiros festejam adiamento
Chico de Gois · Enviado especial
Com fogos de artifício e ao som da banda Calcinha Preta, que entoava o jingle da campanha à reeleição de Paulo César Quartiero à prefeitura de Pacaraima, os simpatizantes dos arrozeiros festejaram, à noite, a suspensão do julgamento sobre a reserva Raposa Serra do Sol. Para eles, foi quase uma vitória, pois haverá mais tempo para tentar convencer os ministros do STF a votarem contra a demarcação contínua da área.
- Ganhamos mais tempo para mudar o pensamento deles - disse o secretário de Saúde da cidade, Júlio Jordão.
Os indígenas ligados ao Conselho Indígena de Roraima (CIR) não entendiam direito o que se passava. Depois de informados, resignaram-se.
Durante o dia, o que se viu foi uma batalha verbal e de faixas. Líderes indígenas afirmavam que, qualquer que seja o resultado do STF, a intenção é ficar onde estão. Já líderes pró-arrozeiros, que incluem índios simpatizantes dos produtores, deixavam claro que a terra não deve ser apenas dos alinhados ao CIR. Tanto a PF quanto a Força Nacional de Segurança aumentaram o efetivo na área. A Força, que tinha oito policiais na reserva, ontem contava com o apoio de 30 homens da tropa de choque. Outros 30 permaneciam em Pacaraima, onde o prefeito já foi acusado de mandar atacar índios a bala. Um helicóptero sobrevoou a reserva.
O Globo, 28/08/2008, O País, p. 4
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.