Aos Fatos - https://aosfatos.org/
04 de Ago de 2018
Na GloboNews, Bolsonaro erra dados sobre armas nos EUA, reforma da Previdência e meio ambiente
Por Ana Rita Cunha e Judite Cypreste
4 de agosto de 2018, 17h45
O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, errou ao falar que a reforma da Previdência do governo de Michel Temer (MDB) alterava a idade mínima de aposentadoria de policiais militares em entrevista à GloboNews, na última sexta-feira (3). O deputado federal também se contradisse ao falar de igualdade salarial entre homens e mulheres e de atitudes homofóbicas.
Veja abaixo o que checamos.
"O Brasil tem mais da metade do seu território demarcado, entre terra indígena, parque nacional, quilombola, proteção ambiental, etc, um monte de coisa."
Aos Fatos não localizou dados oficiais que consolidem a porção de terra no país sob proteção ambiental ou que é terra indígena ou quilombola, porque não é um cálculo simples. É fato, porém, que não chega à metade o território brasileiro sob qualquer tipo de proteção dentre as mencionadas pelo deputado.
Unidades de proteção ambiental ocupam 26% do território, enquanto terras indígenas estão em 19,8% do país, mas não é possível somar esse percentual. É que, muitas vezes, terras indígenas e unidades de conservação se sobrepõem, o que torna difícil um cálculo mais preciso. Já os territórios quilombolas ocupam 0,12% do país. De qualquer forma, mesmo se Aos Fatos decidisse deliberadamente somar essas percentagens, elas alcançariam apenas 43% do território nacional. Desse modo, a declaração do pré-candidato é FALSA.
O território brasileiro tem 8.515.759,090 km², segundo o IBGE. Desse total, 2.498.195 km² são ocupadas por unidades de conservação - sejam elas de proteção integral, como parques nacionais e reservas biológicas; sejam aquelas de uso sustentável, como, por exemplo, reservas extrativistas. Os dados são do Ministério do Meio Ambiente. Na área continental brasileira, 1.538.888 km², ou 18,08%, são ocupados por unidades de conservação ambiental. Na área marinha, 959.307 km², ou 26,34%, estão sob proteção. Ou seja, 29,3% do território nacional. Esses dados podem ser encontrados em tabela atualizada do Ministério do Meio Ambiente aqui.
Em relação às terras indígenas, o Instituto Socioambiental, com dados do IBGE e da Funai, registrou, neste ano, que existem 705 terras indígenas em diversos estágios de demarcação, que abrigam 253 etnias. Elas abrangem 13,8% do território nacional, ou 1,173 milhão de km².
Além disso, em relação ao território nacional (8.515.767 km²), os territórios quilombolas cobrem 0,12% do país, segundo o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Outro lado. Procurada para posicionar-se a respeito dos resultados das checagens, a assessoria do candidato Jair Bolsonaro não enviou resposta até a publicação desta reportagem.
Colaborou Tai Nalon
Aos Fatos, 04/08/2018.
https://aosfatos.org/noticias/bolsonaro-erra-dados-sobre-armas-nos-eua-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.