VOLTAR

Mutirão Rural em Brasnorte beneficia mais de 400 indígenas

Senar - https://cnabrasil.org.br
Autor: Nágera Dourado
13 de Set de 2023

Durante toda a terça-feira, 12, indígenas de Brasnorte receberam atendimentos gratuitos do Programa Mutirão Rural

13 de setembro 2023
POR SENAR
Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Às margens do Rio Juruena, indígenas da etnia Rikbakstá receberam atendimentos gratuitos do Programa Mutirão Rural, durante toda esta terça-feira (12.09). A iniciativa do Sistema Famato, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato Rural e parceiros levou serviços de saúde e cidadania para mais de 400 indígenas na Aldeia Primavera, em Brasnorte.

Distantes 120 km da cidade, sendo mais de 40 km somente de estrada de chão, os indígenas participantes do projeto destacaram a importância desses atendimentos chegarem até a aldeia. Marciane Dawau conseguiu emitir o CPF e o RG das filhas. "Fui muito bem atendida, estou gostando muito do trabalho de vocês e espero que voltem mais vezes porque estamos precisando muito".

Esse foi o primeiro Mutirão Rural para os povos indígenas no município de Brasnorte. Segundo o Cacique Nilo Ribeiro Amoá, o programa fez história. "Facilita muito a vida do nosso povo. Tem muita gente que nao tem condições de ir à cidade para emitir seus documentos e hoje vocês vieram ate nós", destacou.

Pela parceria com a Politec foram emitidos cerca de 50 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), documento que unifica as funções do RG e CPF. Dentre os atendidos esteve Valter, morador da aldeia, que voltou pra casa feliz com um novo documento. "Consegui fazer o meu e fiquei muito feliz por várias pessoas também serem beneficiadas. É muito difícil ir para a cidade e vir até nós, nos ajudou muito".

Além da emissão de documentos, os participantes também realizaram tratamentos odontológicos, atendimentos de saúde, vacinação, aferição de pressão arterial e cortes de cabelo. Eles também puderam escolher roupas que estavam disponíveis para doação, receber orientações e realizar cadastro no CAD Único, entre outros serviços.

Para o supervisor do Senar-MT da Regional de Juína, Renato dos Reis, o balanço foi positivo e contribuiu para o bem-estar da população local. "Já havíamos realizado Mutirão em outras comunidades rurais e agora pudemos disponibilizar para a população indígena, que também desenvolve a agricultura familiar. O resultado foi muito positivo e agradecemos por todas as parcerias", destaca.

Ao todo, foram atendidas mais de 430 pessoas e realizados cerca de dois mil atendimentos para os adultos e crianças presentes. A supervisora do Mutirão Rural, Rafaeli Leite, considera que a ação foi um sucesso. "Existe uma grande demanda de cidadania, mas fizemos um movimento único que foi ir até a comunidade após percorrer mais de 100 km. Essa é a chave, atender a comunidade independentemente da distância".

Acompanhados de representantes do Poder Público Municipal, o prefeito e a primeira-dama de Brasnorte, Édelo e Lorena Ferrari também compareceram à ação social. Para eles, a parceria garantiu o atendimento de moradores da zona rural do município. "Sabemos da dificuldade deles irem até à cidade, por isso, foi tão importante virmos até a aldeia e proporcionar toda essa vivência a eles", afirmou Lorena.

Para o prefeito, a parceria com o Senar-MT possibilita o atendimento de povos indígenas e não-indígenas do município. "Somos parceiros de todos os moradores da cidade, fazendo essa integração entre indígenas e nao-indígenas e graças à parceira com o Senar e o Sindicato Rural, estamos atendendo mais essa demanda", afirmou.

Presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Cleber Silva, destacou a importância de devolver os recursos dos produtores rurais em prol das comunidades distantes do grandes centros urbanos. "Somos imensamente gratos por essa iniciativa do Sistema Famato que aproxima e envolve o Sindicato Rural e o poder público no intuito de devolver ao campo, os recursos do produtor rural".

https://cnabrasil.org.br/noticias/mutirao-rural-em-brasnorte-beneficia-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.