VOLTAR

Mutirão de limpeza no rio São Francisco encerra Semana da Água em Penedo

Aqui Acontece - http://aquiacontece.com.br/
22 de Mar de 2016

A programação da Semana da Água, que em 2016 teve como tema central "Água Move Vidas", chegou ao fim nesta terça-feira, 22, em Penedo. Diversas ações foram realizadas na cidade ribeirinha desde o último sábado, 19, graças a uma parceria firmada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

Assim como previsto, a programação foi encerrada com um grande mutirão de limpeza na orla do rio São Francisco. O encerramento contou ainda com ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti e de monitoramento da qualidade da água do rio.

"Durante trinta minutos, ao longo da margem do sítio histórico de Penedo, foram coletados aproximadamente 83 quilos de resíduos sólidos, sendo mais de um quarto composto por plásticos. Se a gente pensar que o principal lazer de Penedo e cidades vizinhas é o rio São Francisco, já podemos imaginar uma perda de balneabilidade, da beleza cênica, e começamos a disputar espaço do rio com os resíduos sólidos. Associado a isso, temos a perda da qualidade da água. Esperamos que essa ação não resolva, mas que chame a atenção do poder público, da sociedade, de todos", destacou o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Cláudio Sampaio, que coordenou o mutirão.

A estudante do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Carine Santos participou das últimas atividades da Semana da Água e mostra qual é o papel de cada um na preservação da qualidade da água. "Essa ação foi muito próspera, pois conseguimos limpar boa parte do rio e também mobilizar muitas pessoas. Eu espero que possamos conscientizar toda a população para que não joguem lixo nas margens e dentro do próprio rio. Ao retirar esse lixo, melhoramos aspectos como a turbidez e o pH da água que favorece bastante a qualidade da água", afirmou.

Numa tenda montada na praça 12 de Abril, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia de Penedo orientavam a população sobre o combate ao Aedes aegypti, como, por exemplo, a montagem de uma armadilha para capturar o mosquito.

Semana da água

As atividades comemorativas ao Dia Mundial da Água tiveram início com um ciclo de palestras realizado nos campi Penedo do Ifal e da Ufal, que abordaram o combate ao mosquito Aedes aegypti. No sábado (19), a programação foi realiza no porto das balsas de Penedo, sendo finalizada com um peixamento realizado pela Codevasf que inseriu espécies nativas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com a participação do público que prestigiava as atividades da Semana da Água.

Também foi realizado um passeio ciclístico pela APA da Marituba do Peixe, conhecida como "Pantanal Alagoano", no domingo (20). Durante o passeio, os participantes conscientizaram a população sobre como combater o Aedes aegypti e realizaram o plantio de árvores de espécies nativas.

O chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, o engenheiro agrônomo Pedro Melo, destacou que a expressiva participação na Semana da Água demostra que há uma grande preocupação da sociedade com esse recurso natural.

"Tivemos uma grande participação nos eventos. As palestras foram muito esclarecedoras. Fizemos o peixamento no sábado, que foi bastante positivo e com participação popular. O passeio ciclístico também foi um sucesso, pois mobilizamos a comunidade e os ciclistas da região. Todos puderam conhecer a APA da Marituba. Plantamos árvores e discutimos problemas ambientais, como a questão da água. Hoje encontramos muito lixo. Foi um sucesso como evento, mas um sucesso triste pela quantidade de lixo que encontramos numa pequena área simbólica de limpeza", pontuou.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, o engenheiro agrônomo Luciano Chagas, o governo federal, por meio da Companhia, realiza uma série de investimentos para garantir em quantidade e qualidade o acesso a água.

"A água é um dos principais recursos naturais para a vida no planeta. É com ela que essencialmente produzimos nosso alimento e fazemos a manutenção da vida humana. Daí a importância e relevância social do trabalho da Codevasf e, em especial, das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Com fortes investimentos do governo federal, por meio da Codevasf, estamos revertendo anos de degradação ambiental e de uma convivência sem entender que preservando os recursos hídricos, estamos promovendo não somente a vida humana, mas toda a biodiversidade desse planeta água", disse.

http://aquiacontece.com.br/noticia/2016/03/22/mutirao-de-limpeza-no-rio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.