VOLTAR

Mutação altera polinizadores de flores

OESP, Geral, p. A16
13 de Nov de 2003

Mutação altera polinizadores de flores
Simples mudança na cor das pétalas pode trocar pássaros por insetos e vice-versa

A variação em um único gene no DNA de uma flor pode ser suficiente para atrair novos animais polinizadores, segundo estudo publicado hoje da revista Nature. Os pesquisadores trocaram os genes de coloração de duas espécies de flores da América do Norte: Mimulus lewisii, que tem as pétalas cor-de-rosa e normalmente é polinizada por abelhas, e Mimulus cardinalis, que é vermelha e costuma ser polinizada por beija-flores.
O gene utilizado foi o YUP, ou "aumentador de amarelo", em inglês, que controla a quantidade de pigmentos amarelados nas pétalas das duas espécies - cada qual com a sua própria variedade. O resultado foi uma M. lewisii com pétalas alaranjadas e M. cardinalis com pétalas de cor-de-rosa escuro. Por isso, a primeira passou a receber 68 vezes mais visitas de beija-flores e a segunda, 74 vezes mais visitas de abelhas. Só por causa da mudança de cores.
"Esses resultados indicam que uma mudança adaptativa na preferência de polinizadores pode ser iniciada por uma única mutação significativa", escrevem os pesquisadores Toby Bradshaw, da Universidade de Washington, em Seattle, e Douglas Schemske, da Universidade do Estado de Michigan. Em outras palavras, mostram como uma planta pode se adaptar a diferentes condições ambientais com relativa simplicidade, ao longo de sua evolução.
(Herton Escobar)

OESP, 13/11/2003, Geral, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.