VOLTAR

Música Yawanawá no Cultura no Mercado

Agência de Notícias do Acre - http://migre.me/8W80
09 de Out de 2009

Show Kanarô, comandando por Shaneihu Yawanawá, começa às 19h30 deste sábado

Conta a lenda indígena dos povos Pano que o criador, Nuke Sheni, deu um dom a cada povo. Ao nascer, cada povo pegava o seu cocar, o maitê, e o seu dom. Aos Yawanawá, o povo da queixada, coube o dom do canto. O dom de cantar tão bem que suas vozes seriam como melodias, com uma sonoridade que nenhuma outra etnia poderia alcançar. Eles são o Yuveya Vakehu Shuvia, o povo que trata as doenças cantando, só com a voz, sem o uso de instrumentos musicais.

Quem quiser conhecer um pouco sobre o dom dos Yawanawá tem a oportunidade de apreciar o show Kanarô, que acontece neste sábado, 09, no Mercado Velho, às 19h30, dentro do projeto Cultura no Mercado, realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour. Shaneihu Yawanawá conduz o show emprestando sua voz e o violão para a apresentação de 11 músicas. Fazem parte do grupo mais três componentes, incluindo dois percursionistas.

A música Kanarô, que dá nome ao show, encerra a apresentação. "Kanarô representa o símbolo do nosso povo, é o canto da saudade, da arara amarela. É a música de todos os povos" disse Shaneihu.

A próxima apresentação está marcada para novembro. Shaneihu vem de uma turnê que incluiu uma apresentação em um vilarejo russo, a 36 horas de trem de Moscou, para participantes de um seminário promovido por uma fundação de apoio ao meio ambiente. No retornou ao Brasil fez três apresentações no Rio de Janeiro. Entre as metas do artista, estão completar o grupo musical com indígenas de sua etnia e lançar o CD com músicas Yawanawá que foi gravado com recursos próprios. "Os meus irmãos ainda não têm o conhecimento técnico dos instrumentos para me acompanhar nas apresentações", explica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.