VOLTAR

Museu Emílio Goeldi promove 'Dia dos Povos Indígenas', em Belém

G1 - http://g1.globo.com
07 de Abr de 2016

O museu Emilio Goeldi inicia nesta quinta-feira (7) a programação pelo dia dos povos indígenas, comemorado dia 19 de abril, com o tema "Culturas indígenas na Amazônia: 150 anos de intercâmbio com o Museu". As atividades como produção audiovisual e pintura corporal vão se estender pelo resto do mês.

Nesta quinta-feira (7), o público pode conferir a partir das 9 horas a primeira das três palestras previstas: "A origem das línguas indígenas", com o linguista e pesquisador Goledi Hein van der Voort, no Parque Zoobotânico Emílio Goeldi, com entrada franca.

No evento, são aguardados representantes das etnias como a Kayapó, Aikanã, Kambeba e Munduruku, moradores da região metropolitana de Belém e outros pontos do estado do Pará.

Gilda Ribeiro, coordenadora de Informação e Documentação do Museu, e uma das organizadoras da programação diz que "o Museu tem enfatizado o intercâmbio e a interação desses povos com a pesquisa, o que poderá ser visto nas apresentações e mesas redondas, onde os indígenas farão suas falas e os pesquisadores atuarão como mediadores. Também será um momento de mostrar e valorizar a cultura indígena para as crianças que fazem parte dos programas educativos do Parque Zoobotânico e para o público em geral", finaliza.

Suzana Primo dos Santos Caripuna, socióloga e técnica da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, também destaca o diferencial dos espaços de discussão na programação deste ano.

"Ela é desenvolvida sempre com a presença dos povos indígenas, mas dessa vez existe um maior espaço para o debate e a fala. Cada um vai poder contar sua história e
disso várias coisas vão surgir. E o Museu acompanha essa história".

Programação

No dia 14, às 9h30, no Parque Zoobotânico, começa a oficina "Nheengatu: não perca seu latim nem seu tupi", ministrada pelo antropólogo do Goeldi, Antônio Maria de Souza Santos.

Em seguida, acontece a Mostra da Cultura Kayapó, com vídeos, danças, fotografias e pintura corporal, seguida por uma feira de artesanato onde artesãos de diversas etnias disponibilizarão seus trabalhos para venda.

Já às 9h do dia 20, no Campus de Pesquisa do Museu, será realizada a palestra de Suzana Primo "Experiência desde a aldeia Caripuna, até o Museu Goeldi", seguida de nova edição da Mostra da Cultura Kayapó. Às 10h30, será realizada uma feira de artesanato e, às 14h, a programação termina com a roda de conversa "150 anos de interação", com a participação de indígenas de diferentes etnias e mediação de pesquisadores do Goeldi.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/04/museu-emilio-goeldi-promove…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.