VOLTAR

Museu do Índio no Rio permanece fechado mesmo após desocupação

EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Nanna Pôssa
20 de Jul de 2016

O Museu do Índio em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro está fechado e não há previsão de retorno das atividades. Manifestantes que ocupavam o espaço há quase uma semana foram retirados pela Polícia Militar nesta terça-feira após a Justiça conceder o pedido de reintegração de posse feito pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Após a retirada, alguns integrantes do movimento Aldeia Maracanã chegaram a acampar na porta do prédio mas saíram depois de algumas horas.

De acordo com o professor bilíngue Uratau Guajajara, a ocupação teve como objetivo a reintegração de posse da Aldeia Maracanã, a extinção da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que passa para o Congresso Nacional a responsabilidade de demarcar as terras indígenas e quilombolas, e a realização de eleições entre os índios para escolher o presidente da Funai e os diretores do Museu do Índio.

Segundo a assessoria de imprensa da Funai, foram realizadas várias tentativas entre os servidores do Museu e os ocupantes para que estes deixassem as instalações, o que não ocorreu sem a presença da polícia.

Ainda de acordo com a Funai, o Museu está fechado desde quinta-feira e não há previsão para o retorno de suas atividades abertas ao público por conta da vulnerabilidade a que os servidores, o público e o patrimônio estão expostos.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-07/museu-do-ind…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.