VOLTAR

Museu A Casa do Objeto Brasileiro promove a estreia da Feira SP Brasil Artesanal neste fim de semana

Brasil Fashion News - https://www.brasilfashionnews.com.br
28 de Abr de 2023

Museu A Casa do Objeto Brasileiro promove a estreia da Feira SP Brasil Artesanal neste fim de semana

Dioneia Mendes
28/04/2023

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro promove a estreia da feira SP Brasil Artesanal, um evento dedicado ao Dia das Mães que contará com a participação de vinte e seis expositores

A mostra ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, no Espaço de Encontros do Museu A CASA, localizado na Av. Pedroso de Morais 1216, em Pinheiros, São Paulo.

Com o propósito de enaltecer a produção manual, os saberes e fazeres artesanais, tradicionais e contemporâneos que são formadores do patrimônio cultural das comunidades criativas, a arte e o design, o Museu A Casa reserva espaço para marcas e talentos diversos, entre artesãos, artistas e designers, a fim de proporcionar uma variedade de produtos que se encontram na intersecção de produtos de áreas, como artesanato, arte, design, moda, bem-estar e gastronomia.

Ao difundir e valorizar os criativos da cultura brasileira, a iniciativa incorpora a essência do Museu A CASA do Objeto Brasileiro que tem como missão fomentar a produção artesanal, de forma coletiva e conectiva, por meio de ações de impacto socioambientais, em apoio ao desenvolvimento sustentável e autônomo.

Em uma reflexão crítica e responsável sobre a sociedade, o Museu A CASA incentiva o comércio justo e o consumo consciente, em consideração não apenas ao preço e a qualidade do produto, mas também o seu impacto social e ambiental ao longo de todo o ciclo de vida. Sob esta visão, a Loja do Museu A CASA valoriza o saber artesanal e a arte popular, representados nesta primeira edição pelos expositores Artiz e Novos para Nós, iniciativas que visam a geração de renda para comunidades tradicionais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Nesse sentido, a loja da CASA, em parceria com o ISA - Instituto Socioambiental, trará para feira uma série de publicações que tratam do rico patrimônio cultural dos nossos povos originários.

DESTAQUES DA EDIÇÃO INAUGURAL

O "Novos Para Nós" é um projeto de pesquisa e mapeamento de arte popular idealizado pelo pesquisador Renan Quevedo em 2017. O projeto já percorreu mais de 100 mil quilômetros por todas as macrorregiões brasileiras e catalogou centenas de artesãos distantes das formas acadêmicas tradicionais, contando suas histórias e engajando milhares de pessoas pelas redes sociais. É um canal de registro das experiências de vida dos artistas e da reconstrução de seus cotidianos por meio da arte. Ao lançar um olhar permeado de redescobrimento, encontram em seus autores histórias de vidas carregadas de inteligência emocional que possibilita a compreensão, em detalhes, sobre as razões de existência das obras, bem como a região do país onde foram concebidas, as pessoas que ali vivem, suas tradições e as manifestações culturais.

Parceira institucional do Museu A CASA, a Artesol é uma organização sem fins lucrativos fundada pela antropóloga Ruth Cardoso, em 1998. Seu principal objetivo é valorizar o artesanato brasileiro em centenas de núcleos produtivos em todo o país, especialmente em grupos tradicionais. A instituição busca preservar a tradição cultural do artesanato brasileiro e gerar oportunidades de trabalho e renda para as comunidades artesãs por meio do comércio justo. Atualmente, um dos principais projetos da organização é a Rede Artesol, uma tecnologia social focada em promover a conexão entre os agentes da cadeia produtiva do setor, inventariar técnicas e tradições culturais que correm o risco de ficarem esquecidas na memória cultural e estimular novos negócios. Além da Rede, a organização idealizou o projeto Artiz, que participará da primeira edição da SP Brasil Artesanal, como expositor convidado. A Artiz é um espaço de negócios que nasceu a partir da curadoria de peças de artesãos, mestres, designers e artistas populares de todo o país. Os objetos de decoração e moda expostos no espaço são criados em vilas de rendeiras do sertão nordestino, povoados ribeirinhos do Rio São Francisco, comunidades indígenas ou caboclas da Floresta Amazônica, terras quilombolas do Jalapão, entre outros polos de produção artesanal.

De forma inclusiva, global e plural, o Museu A CASA convidou a Etnias Mundi, uma loja de produtos feitos a mão por grupos de artesãos de 16 países, abrangendo diversas etnias e continentes, tais como África, Ásia, América Latina e Europa. Conforme o manifesto da marca, os objetos artesanais contêm muito mais do que simplesmente a história e as raízes de cada povo, pois também auxiliam famílias, promovem a valorização da diversidade, mantêm a cultura viva e levam consigo o cuidado e a dedicação de quem os produziu, onde quer que estejam.

A artista e designer de joias brasileiras Barbara Müller, natural da região Norte do Brasil, apresentará seu trabalho autoral produzido em colaboração com muitas mãos. As peças de Barbara Müller possuem um design contemporâneo e são produzidas em uma complexa cadeia produtiva que envolve ourives, mestres artesãos e gemólogos de diferentes regiões do Pará. Em suas coleções, ela combina metais nobres com matérias-primas naturais, tais como chifre de búfalo, cupuaçu, ouro reciclado, prata reciclada e gemas minerais. Graduada em Design de Produtos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), suas criações já foram expostas em mostras internacionais realizadas em quase todos os continentes, incluindo a França, Itália, Londres e Portugal. A designer recebeu uma menção honrosa no "Artistar Jewels Exhibition", evento realizado em dezembro de 2014. Em 2015, através da Fundação Cultural do Pará, Barbara recebeu o prêmio "Expressões Culturais". Em 2018, foi contemplada no prêmio "Difusão e Experimentação Artística", que resultou em uma coleção inspirada nos peixes da Amazônia, com a colaboração do Museu Goeldi, conhecido mundialmente como uma das mais importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira.

Atração gastronômica, Cristina Mandarino e Ganesha Melo, mãe e filha à frente do Tabuleiro das Meninas, servirão acarajés, especialidade das culinárias africana e afro-baiana declarada patrimônio imaterial do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Tabuleiro das Meninas é associado da ABAM - Associação Nacional das Baianas de Acarajé e utiliza matérias-primas trazidas da Bahia, importante recurso para preservar a cultura, a ancestralidade e a tradição das vendedoras de acarajé das ruas de Salvador, a cidade natal de Cristina e Ganesha.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A programação cultural do Museu A CASA do Objeto Brasileiro é composta por oficinas, rodas de conversa, palestras, seminários, apresentações artísticas e outras atividades que propõem valorizar e explorar a transversalidade dos saberes artesanais tradicionais e contemporâneos, sua conexão com os demais setores criativos e seu potencial de gerar inovação e engajamento em favor da sustentabilidade e impacto socioeconômico.

Para a edição de estreia do SP Brasil Artesanal, estão previstas atividades artísticas e interativas.

No sábado, dia 29, serão realizadas duas ações:

Das 13h às 15h, a artista Clau Slavec realizará uma Live Painting, em que fará uma performance em tempo real. A artista usará pequenos pincéis e tintas para criar desenhos e pinturas com referências geométricas e botânicas, elementos característicos de seus quadros e murais.
Na sequência, das 15h às 17h, acontecerá a Oficina Relicário, um projeto desenvolvido pela multiartista Fernanda Hernandez que propõe a ressignificação de memórias afetivas. A experiência sensorial oferece aos participantes a possibilidade de construir seu próprio relicário, repleto de simbolismos e significados, sendo uma opção afetiva de presente para o dia das mães.

No dia 30, domingo, a artista plástica Luísa Cal Burza fará uma Live Sculpting, das 11h às 13h.

CRIATIVOS E MARCAS | SP BRASIL ARTESANAL | DIA DAS MÃES

ARQUITEM BOUTIQUE @arquitem_boutique | ARTIZ @artiz.oficial | AYA PITAYA @aya_pitaya | BAKA STUDIO @bakastudio2 | BARBARA MÜLLER ART & JEWELRY @b.muller_ | BIENSUR ACESSÓRIOS @biensur___ | CLAU SLAVEC @clauslavec | COZINHA SEM VERGONHA @cozinhasemvergonha | CUIA CLOTHING @cuiaclothing | DELÍCIAS DE DANI @asdeliciasdedani | DEMETER CERÂMICAS @demeterceramicas | ETNIAS MUNDI @etniasmundi | FERNANDA HERNANDEZ @fe_hernandez_foto_arte_ | GORILA BEER HOUSE @gorilabeerhouse | LOJA MUSEU A CASA @museuacasa | LUÍSA CAL BURZA @luisart.cal | M.LOPES ALQUIMIAS @m.lopesalquimias | MAJU BEHRING FINE ART @mjbehring | NOVOS PARA NÓS @novosparanos | PHLOR @phlor.co | SABOARIA BRASIL @saboariabrasil | TABULEIRO DAS MENINAS @tabuleirodasmeninas | TC ARTE CERÂMICA @tc.arteceramica | TELA STÚDIO SP @telastudiosp | TOTA @tota_oficial_ | VINHOS B.O.N.S. @vinhosbons
MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO
FEIRA SP BRASIL ARTESANAL | DIA DAS MÃES

https://www.brasilfashionnews.com.br/museu-a-casa-do-objeto-brasileiro-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.