VOLTAR

Municípios da Amazônia que mais desmatam receberão apoio para projetos sustentáveis

A Crítica - http://acritica.uol.com.br
22 de Ago de 2011

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) receberá R$ 2,3 milhões do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

Os recursos darão início à segunda etapa do Programa de Fortalecimento da Gestão Ambiental dos 43 municípios da área conhecida como "arco do desmatamento", que compreende áreas dos Estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas. No Amazonas, o único município contemplado será Lábrea.

Os 14 técnicos contratados pelo Censipam ajudarão essas cidades na elaboração de projetos para o desenvolvimento econômico local sustentável.

"É necessário trabalhar com as potencialidades econômicas já mapeadas dos 43 municípios. Por exemplo, há várias cidades com vocação para a exploração mineral", ressalta o diretor de Produtos do Censipam, Fernando Campagnoli.

Segundo Campagnoli, profissionais do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) darão subsídios para os projetos de exploração mineral.

A assistência técnica aos municípios está prevista para iniciar no mês de outubro e ainda está programado um curso de 40 horas em geotecnologias, voltado para o ordenamento territorial do município.

Em março deste ano, o Censipam iniciou cursos de capacitação nos 43 municípios, também em parceria com o FNMA, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O treinamento teve o objetivo de fortalecer institucionalmente a gestão ambiental, expandir práticas sustentáveis e contribuir para a mudança do perfil das economias na região.

Os cursos foram divididos em cinco módulos: valor da floresta em pé, planejamento territorial voltado ao cumprimento do marco legal, construção dos instrumentos institucionais para a gestão ambiental do território, descentralização da gestão ambiental e oficina de projetos voltados aos planos municipais de combate ao desmatamento).

A parceria com o FNMA é uma das ações da Operação Arco Verde, iniciada pelo Governo Federal, desde 2009, para planejar e desenvolver políticas públicas e ações econômicas de forma integrada, fazendo a ocupação racional do território, o uso sustentável dos recursos naturais desses 43 municípios e reduzindo o desmatamento.

As informações são da assessoria de comunicação do Censipam.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Municipios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.