VOLTAR

Mundo perderá cerca de 10% das espécies de aves

O Globo, Ciência e Vida, p. 34
14 de Dez de 2004

Mundo perderá cerca de 10% das espécies de aves

Uma em cada dez espécies de aves estará extinta em cem anos, provocando sérios danos a ecossistemas que dependem, em grande parte, de suas atividades. A informação faz parte de um estudo da Universidade de Stanford, publicado ontem na revista "Proceedings of the National Academy of Science" dos Estados Unidos. O declínio é, em grande parte, atribuído às mudanças climáticas.
Coordenado por Cagan Sekercioglu, o estudo sustenta que em 2100 de 6% a 14% de todas as espécies de aves estarão extintas. Mas não é só. Segundo os especialistas, no mesmo ano, de 7% a 25% das espécies estarão extintas na natureza ou seriamente ameaçadas. Atualmente, sustenta o estudo americano, um quinto de todas as aves está ameaçado de extinção.
Embora apenas 1,3% das espécies tenha sido extinto desde 1500, o número global da população de aves foi bastante reduzido - uma queda de 20% a 25% durante o mesmo período.
"Dadas as mudanças climáticas, a crescente perda de habitat e o maior número de espécies invasoras, o declínio no número de indivíduos e as extinções devem continuar no mesmo ritmo num futuro próximo", sustenta o estudo.
A redução do número de espécies de aves tem sérias implicações para os ecossistemas, segundo os especialistas. Aves são dispersoras de sementes e pólen, além de exercerem uma função importante no controle de doenças ao limparem carcaças.

O Globo, 14/12/2004, Ciência e Vida, p. 34

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.